Qual é o ciclo de vida de uma estrela como o Sol * 1 ponto?

Qual é o ciclo de vida de uma estrela como o Sol?

Para estrelas pequenas ou médias (como o Sol), esse processo dura cerca de 10 bilhões de anos. Para estrelas gigantes (com pelo menos oito vezes o tamanho do Sol), que evoluem mais rápido, essa fase dura milhões de anos. Quando o hidrogênio acaba, o combustível passa a ser o hélio.

Qual é o ciclo de vida do sol?

Como ela se iniciou há cerca de 4,5 bilhões de anos, o Sol ainda tem pela frente aproximadamente 6,5 bilhões de anos de tranquilidade. … O que mantém o Sol nessa fase tranquila é a queima de um elemento que está em seu interior (núcleo), chamado hidrogênio. Após 11 bilhões de anos, esse hidrogênio vai acabar.

Qual a frase mais longa na vida de uma estrela?

A sequência principal (SP) é etapa mais longa da vida da estrela, quando ela está fundindo hidrogênio em hélio no núcleo e brilhando estavelmente, em equilíbrio hidrostático.

ES INTERESANTE:  Resposta rápida: Como observar a estrela de Belém?

Como nasce vive e morre uma estrela?

Até mesmo as estrelas nascem e morrem. Se a maneira em que se dá a formação destes astros luminosos é uma só, o ciclo de vida delas pode variar em bilhões de anos. … O nascimento das estrelas ocorre quando uma gigantesca nuvem de gás e poeira começa a se concentrar no espaço, em uma região chamada de “berçário estelar”.

Qual é o ciclo de vida de uma estrela como o Sol Brainly?

Resposta: ESTRELAS DO TAMANHO APROXIMADO DE ATÉ OITO VEZES O TAMANHO DO NOSSO SOL TEM UMA VIDA MAIS LONGA E RICA . TOMANDO COMO EXEMPLO O NOSSO SOL, ELE DEVE QUEIMAR COMO ESTRELA AMARELA , TRANSFORMANDO HIDROGÊNIO EM HÉLIO , POR 10 BILHÕES DE ANOS , MAIS OU MENOS ( E ESTÁ NA METADE DESTE CICLO ) …….

Como é o ciclo de vida de uma estrela?

O ciclo de vida das estrelas inicia-se com a junção de gases nas nebulosas e perdura enquanto houver combustível a ser consumido no processo de fusão nuclear. … Esse processo é chamado de fusão nuclear e libera muita energia. Essa sequência de fenômenos caracteriza o início da vida de uma estrela.

Qual é o ciclo de vida de uma estrela como o Sol * 50 pontos?

A resposta correta é a letra a) “gases; protoestrela; “estrela bebê”; “estrela jovem”; “estrela de meia-idade”; estrela velha; gigante vermelha; nebulosa planetária e anã branca.

Quais são as fases do Sol?

O sol é uma estrela queimando constantemente no centro do sistema solar. Ele não tem fases; ao invés disso, a luz e sombra na Terra têm relação com a rotação do planeta em relação ao sol.

Qual o estágio final da vida das estrelas?

Estágio Final – morre uma estrela

ES INTERESANTE:  Resposta rápida: Quantas estrelas tem o hotel mais luxuoso do mundo

A morte de uma estrela vai depender de sua massa. Se ela tiver menos de dez vezes a massa do Sol, quando tiver “queimado” todo o hélio do núcleo ela ejetará uma nebulosa planetária (sim, aquela lá do ínicio, que começou essa história toda) e o núcleo remanescente será uma Anã Branca.

Quais são as quatro fases de vida de uma estrela?

Os estágios do ciclo de vida de uma estrela com massa semelhante ao do sol :

  • Nebulosa Estelar.
  • Estrela de Sequência Principal.
  • Estrela Gigante Vermelha.
  • Nebulosa Planetária.
  • Anã branca.
  • Anão negro.

11.02.2020

Quanto tempo leva para uma estrela morre?

Uma supernova é o destino das estrelas maioria (que possuem pelo menos oito massas solares). Quando uma estrela consegue produzir ferro em seu núcleo, ela pára de fazer fusões nucleares, visto que para transformar o ferro em outros elementos se consome mais energia do que se produz.

Como as estrelas morrem resumo?

Mas por que as estrelas morrem? “No núcleo delas, a energia é formada por fusão nuclear, ou seja, elementos mais leves vão se fundindo e formando os mais pesados com o passar do tempo”, diz Thais. … Quando o hidrogênio se esgota no núcleo da estrela, o hélio começa a se fundir para formar carbono.

O que acontece depois da morte de uma estrela?

A cada novo elemento, a estrela está se comprimindo um pouco mais, e como o ferro não pode ser fundido no interior de uma estrela, ela fica sem combustível em questão de dias. … Essa mudança cria uma onda de choque que viaja pelas camadas externas da estrela e ela se transforma em uma supernova. Ou seja, ela explode.

ES INTERESANTE:  Como é denominada a ciência que estuda o Universo e os fenômenos que nele ocorrem

Quais os possíveis fins de uma estrela?

A estrela pode até acabar explodindo, formando uma supernova: a parte externa é expulsa violentamente para o espaço, enquanto a parte interna – o núcleo – fica tão pequena e densa que uma colherinha desse material pesaria milhões de toneladas. Esse núcleo é chamado estrela de nêutrons.

Blog espacial