Qual a importância dos ônibus espaciais?

Para que servem os ônibus espaciais?

O ônibus espacial ou vaivém espacial foi um sofisticado veículo parcialmente reutilizável usado pela NASA como veículo lançador de satélites, nave para suas missões tripuladas de reparos de aparelhos em órbita no espaço e reabastecimento da Estação Espacial Internacional.

Como funciona o motor de um ônibus espacial?

O ônibus espacial (space shuttle) é um tipo de avião que decola verticalmente e é composto basicamente de uma cabine para a tripulação, um grande compartimento de carga, duas asas e três motores. … A órbita de operação ocorre entre 185 e 643 km e a velocidade máxima do ônibus espacial é de 28.000 km/h.

Porque o nome ônibus espacial?

Segundo a Nasa, o nome surgiu em homenagem a duas históricas missões de desbravadores. A primeira é por causa do nome de uma das duas embarcações utilizadas pelo britânico James Cook, em suas viagens pelo Pacífico Sul na década de 1770. Em uma dessas missões, o desbravador descobriu o Havaí.

Por que os ônibus espaciais serão aposentados?

O motivo do cancelamento do programa foi o alto custo das missões e duas tragédias que mataram 14 astronautas: a explosão da Challenger no lançamento, em 28 de janeiro de 1986, e o desastre com a Columbia, que se desintegrou ao reentrar na atmosfera terrestre em 1o de fevereiro de 2003.

ES INTERESANTE:  Como os cientistas identificam os elementos que constituem as estrelas

O que substituiu os ônibus espaciais?

Seu final foi um tanto imprevisto. Inicialmente, a NASA planejou que a aposentadoria do Atlantis ocorreria na missão STS-132, enquanto o voo que encerraria o programa dos ônibus espaciais seria protagonizado pelo seu sucessor, o Endeavour.

Para que serve uma nave espacial?

Uma nave espacial, astronave ou espaçonave é um veículo com capacidade de viajar pelo espaço exterior (acima do limite atmosférico).

Qual o nome do ônibus espacial da NASA?

Exatamente 40 anos atrás, uma nova era para os voos espaciais dos Estados Unidos começou quando, em 12 de abril de 1981, o ônibus espacial Columbia, ou STS-1, entrou em órbita do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, no primeiro voo tripulado do programa.

Qual a diferença entre um foguete é um ônibus espacial?

A professora explica ainda que a diferença em relação aos foguetes é que estes são “as estruturas desenvolvidas para colocar o ônibus espacial, ou sondas espaciais, ou satélites espaciais em órbita”. … No caso dos ônibus espaciais, são utilizados dois foguetes auxiliares.

Quantos ônibus espaciais explodiram?

Challenger (ônibus espacial)

Challenger
Número de Missões 10
Tripulantes 60
Tempo em órbita 62 dias, 7 horas, 56 minutos e 22 segundos
Número de órbitas 995

Qual foi o objetivo do ônibus espacial Discovery?

O ônibus espacial Discovery iniciou suas atividades com a missão STS-41-D, responsável por colocar em órbita três satélites de comunicação no ano de 1984. … A STS-133 foi a última missão do Discovery, que tinha objetivo de atracar à Estação Espacial Internacional para continuar sua construção.

Qual o valor de um ônibus espacial?

De acordo com a Nasa, a construção do ônibus espacial Endeavour custou cerca de US$ 1,7 bilhão, em 1991. Este é o quinto e mais recente ônibus espacial, apesar de ter encerrado atividades antes de seu antecessor Atlantis. Já um único lançamento ao espaço custa, em média, US$ 450 milhões.

ES INTERESANTE:  Quantos satélites naturais possui o planeta Marte e como são chamados

Qual ônibus espacial que explodiu?

Em janeiro de 1986 o mundo inteiro assistiu ao vivo a um sonho antigo se desfazer no ar diante de seus olhos: o desastre com o ônibus espacial Challenger, que explodiu poucos instantes após a decolagem matando seus sete tripulantes tornou-se provavelmente o mais sombrio capítulo da história das viagens ao espaço para a …

O que faz o ônibus espacial volta à Terra?

O ônibus espacial se desintegrou na sua volta à Terra, como resultado de uma perfuração na asa esquerda, provocada pelo desprendimento de um pedaço da espuma de isolamento de um setor do tanque externo.

Como uma nave espacial volta à Terra?

A nave entra em queda livre ao longo desta órbita elíptica até atingir o seu destino, onde outro curto período de empuxo a acelera ou desacelera de modo a adequar-se à nova órbita. Métodos especiais como a aerotravagem, são, por vezes, usados neste ajustamento orbital final.

Quais são os transportes espaciais?

O transporte espacial é todo e qualquer transporte de veículos, seja tripulado ou não, que possa se locomover através do espaço. Atualmente, está associado diretamente à propulsão de foguetes e de espaçonaves, à construção e ao lançamento desses veículos.

Blog espacial