Qual a diferença de massa dos dois planetas

Conteúdo

Qual é a massa dos planetas do Sistema Solar?

Objetos com raio acima de 400 km

Corpo Raio médio (km) Massa ×1021 kg (Yg)
Sol 696 342 ± 65 1 988 550 000
Júpiter 69 911 ± 6 1 898,600
Saturno 58 232 ± 6 568 460
Urano 25 362 ± 7 86 832

Que planeta tem menos quantidade de massa?

Mercúrio é o planeta mais próximo do Sol, cerca de 57.910.000 km, e é o que possui a menor massa, ou seja, é o menor entre os planetas do Sistema Solar.

Qual a principal diferença entre os planetas terrestres e os Jovianos?

Planetas terrestres têm atmosfera gasosa, superfície sólida e interior na maior parte sólido. Planetas jovianos possuem atmosfera gasosa, nenhuma soperfície sólida e um interior líquido na maior parte.

Quanto pesa 1 kg em Júpiter?

Segundo Rodney, um bom jeito de calcular a massa – popularmente chamada de peso – de um planeta é observar a velocidade com que um satélite natural ou artificial gira ao redor do planeta a ser pesado.

O que é a massa de um planeta?

A massa da Terra é uma unidade padrão de massa na astronomia usada para indicar as massas de outros planetas, incluindo planetas terrestres rochosos e exoplanetas. Uma massa solar está perto de 333.000 massas da Terra.

ES INTERESANTE:  Uma resposta rápida: Como jogar um desejo para o Universo

Quem tem mais massa Terra ou Júpiter?

Júpiter é o planeta de maior massa (318 vezes a massa da Terra, mais que todos os outros planetas juntos) e maior raio (cerca de 71500 km, 11 vezes o raio terrestre).

Qual é o planeta maior que a Terra?

Júpiter é o maior e mais massivo planeta do Sistema Solar.

Como se determina a massa de um planeta?

Newton demonstrou que toda a massa de um corpo esférico está concentrada em seu centro, e a partir da equação F = G x M1 x M2 / R2 é possível calcular a massa da Terra.

Qual é o planeta que tem a maior quantidade de massa do maior para o menor?

Do sistema solar, Júpiter tem a maior massa. O de menor massa é Mercúrio.

É um planeta anão?

Atualmente, reconhecemos quatro planetas anões em nosso Sistema Solar, além de Plutão: Ceres, Haumea, Makemake e Éris. Geralmente, eles têm massas muito pequenas, de forma que não são os astros dominantes em suas órbitas e às vezes possuem luas que têm tamanhos muito parecidos com o do próprio planeta anão que orbitam.

Qual é o planeta mais denso do Sistema Solar?

A Terra é o planeta mais denso do Sistema Solar, mas claro, não significa que seja o mais pesado. A densidade da Terra é de 5,513 gramas por centímetro cúbico, e seu núcleo metálico aliado ao manto rochoso faz com que ela surpreenda os “maiorais”, como os gigantes gasosos.

Qual é o planeta mais quente do mundo?

De facto, Vénus é o planeta mais quente do sistema solar, sendo mesmo mais quente do que Mercúrio, que está mais próximo do Sol. A sua temperatura média à superfície é de 460ºC devido ao forte efeito de estufa que acontece a grande escala em todo o planeta.

Qual é o peso da Lua?

A massa da Lua é de 7,35.1022 kg e corresponde, aproximadamente a 1,23% da massa da Terra. Seu diâmetro é de 3 475 km, que é 3,67 vezes menor que o diâmetro da Terra. A distância média entre a Lua e a Terra é de 384 400 km. Essa é uma distância muito grande.

Qual é o planeta mais leve do mundo?

TrES-4

Exoplaneta Estrelas com exoplanetas
Representação artística de TrES-4
Estrela mãe
Estrela GSC02620-00648
Elementos orbitais

Qual a diferença entre a massa do Sol e a massa da Terra?

Assim, a massa do Sol é de 1.98892 x 10³⁰ kg, o equivalente a “apenas” 330.000 vezes a massa da Terra.

Quais são os diferentes conceitos de massa?

A massa é uma das propriedades físicas da matéria. Pode ser entendida como uma expressão de sua inércia ou ainda como a quantidade de matéria que compõe um corpo. A massa de um corpo pode ser definida como uma expressão de sua inércia ou como a quantidade de matéria que compõe esse corpo.

Qual é a massa de uma estrela?

As massas das estrelas variam entre 0,08 e 100 massas solares, ao passo que as luminosidades das estrelas variam entre 10-4 e 106 vezes a luminosidade do sol.

ES INTERESANTE:  Melhor resposta: Qual é o planeta do sistema solar mais velho?

Qual a massa do núcleo de Júpiter?

Júpiter tem provavelmente um núcleo de material rochoso, com a massa de 10 a 15 Terras.

Quantas vezes a terra cabe no Sol?

O Sol é uma estrela que tem 1 392 700 Km, ou seja, é 109 mil vezes maior do que a Terra. A Terra tem 12 742 km, o que quer dizer que dentro do Sol seria possível colocar 1,3 milhões de planetas Terra.

Por que o peso da Terra não muda?

Peso é o produto da massa pela ação da gravidade, portanto, peso e massa se relacionam, são grandezas proporcionais. Quanto maior a força da gravidade, maior será o peso. Mas no espaço é um pouco diferente, a massa permanece inalterada e o peso é inexistente (em razão da falta de gravidade).

Por que Júpiter não tem solo?

Ele tem 1.300 vezes o volume da Terra, mas apenas 318 vezes sua massa. Isso porque, ao contrário de Mercúrio, Vênus, Terra e Marte, Júpiter não possui uma superfície sólida (os planetas assim sólidos são chamados de planetas telúricos), ele é composto por gases como o hélio.

Onde a gravidade é mais forte?

Onde a gravidade é mais forte? A gravidade aparente na superfície da Terra varia em torno de 0,7%, de 9,7639 m/s² na montanha de Huascarán no Peru a 9,8337 m/s² na superfície do Oceano Ártico. Em cidades grandes, ela varia de 9,766 m/s² em Kuala Lumpur, Cidade do México e Singapura a 9,825 m/s² em Oslo e Helsínquia.

Qual é o planeta mais próximo do Sol?

Page 1

  • MERCÚRIO.
  • “‘,
  • o planeta mais próximo do Sol, a uma distância média.
  • 170 graus negativos. Porque é Mercúrio.
  • à de três meses na Terra. Durante as.
  • Superfície de Mercúrio, o planeta mais próximo do Sol.
  • o DETECTIVE DO COSMOS: DESVENDANDO OS MIST~RIOS.
  • 107 p. [ 36] p. u. : u. ; 22 cm.

Qual é a cor do Sol?

Portanto, o Sol é branco. Os tons de amarelo e vermelho que enxergamos ao olhar para o Sol surgem por causa da dispersão dos raios solares ao adentrarem a atmosfera.

Qual é a temperatura do Sol?

– A superfície da Terra é 13,5 vezes maior que a superfície da Lua, porque a área varia com o quadrado do diâmetro. – Como o volume varia com o cubo do diâmetro, o volume da Terra é 49,6 vezes o volume da Lua. (5 520 kg/m3 e 3 340 kg/m3) a Terra tem uma massa 81,3 vezes maior que a massa da Lua.

Qual é a massa do planeta Mercúrio?

Multiplique o volume pela densidade.



Assim, vai calcular a massa do objeto. Preste atenção às unidades, pois tem de chegar a um resultado em quilos ou gramas. Exemplo: um diamante de 5.0003 de volume e 3,52g/cm3 de densidade teria uma massa de 17.600 gramas (5.000 cm3 x 3,52 g/cm3).

Qual é o menor planeta Terra?

Mercúrio é o menor planeta do Sistema Solar e o que está mais próximo do Sol.

ES INTERESANTE:  Resposta rápida: O que o Sol E a Lua fizeram para se esconder

Qual é o maior e o menor planeta?

O maior planeta do Sistema Solar em diâmetro é Júpiter, enquanto em densidade é a Terra. Já o menor planeta do Sistema Solar em diâmetro é Mercúrio, e o menor em densidade é Saturno.

Qual planeta e menor qa Terra?

Mercúrio. É o menor planeta do sistema solar, com um raio de 2.439,7 km e gravidade de 3,7 m/s². Embora seja pequeno, é o planeta mais próximo ao Sol, por isso é o mais quente.

Porque o planeta Vênus é chamado de estrela Dalva?

O planeta Vênus tem alguns apelidos muito conhecidos, como “estrela d’alva” ou “estrela da tarde”. Isso porque civilizações antigas pensavam haver duas estrelas aparecendo no céu, uma pela manhã e outra ao fim da tarde.

Qual é o nome da nossa galáxia?

A nossa galáxia foi batizada de Via Láctea por causa do seu aspecto esbranquiçado. Os gregos antigos a chamaram assim porque viam um “caminho de leite” ao observar o céu. Essa aparência leitosa fica mais visível a olho nu em noites de inverno e em locais com pouca poluição luminosa.

Que tipo de astro E o Sol?

O Sol é considerado uma estrela de sequência principal (que produz sua energia por meio da fusão do hidrogênio), de categoria anã amarela.

Qual é o planeta que também é chamado de estrela D’Alva?

Sistema solar – Vênus – A estrela d’alva.

Qual é o planeta que tem o dia mais longo?

Já se sabia que Vênus tem o dia mais longo – o tempo que o planeta leva para realizar uma única rotação em seu eixo – de qualquer planeta de nosso sistema solar, mas havia discrepâncias entre estimativas anteriores. O estudo revelou que uma única rotação venusiana demora 243,0226 dias terrestres.

Qual é o nome do último planeta que pode ser visto?

Resposta. Resposta: Netuno… é o último planeta do Sistema Solar em relação ao Sol.

Qual é a maior massa do Sistema Solar?

Júpiter é de longe o planeta de maior massa do Sistema Solar. Tem aproximadamente 2.5 vezes a massa de todos os outros planetas do Sistema Solar combinados.

Qual a ordem crescente dos planetas de acordo com suas massas?

Resposta: Mercúrio – Marte – Vênus – Terra – Saturno



Como a questão pede a ordem crescente, devemos ordenar os planetas do que possui menos massa em direção ao que possui maior massa.

Quem tem a maior massa do Sistema Solar?

Júpiter é o planeta de maior massa (318 vezes a massa da Terra, mais que todos os outros planetas juntos) e maior raio (cerca de 71500 km, 11 vezes o raio terrestre).

Qual é o planeta mais quente do mundo?

De facto, Vénus é o planeta mais quente do sistema solar, sendo mesmo mais quente do que Mercúrio, que está mais próximo do Sol. A sua temperatura média à superfície é de 460ºC devido ao forte efeito de estufa que acontece a grande escala em todo o planeta.

Blog espacial