Porque os planetas que estão mais próximos do Sol apresentam menor período de translação

Conteúdo

Qual o planeta com menor período de translação Porquê?

Na translação, o recordista é Mercúrio, cujo ano dura apenas 88 dias. O motivo de tanta rapidez é simples: como ele é o planeta mais próximo do Sol, sua órbita é a menor de todas.

Por que o período de translação do planeta Mercúrio em torno do Sol é menor do que o da Terra?

Porque sua distância média ao Sol é menor do que a da Terra , pela terceira lei de Kepler quanto maior a distância média ao Sol maior o período de translação .

Quanto maior a distância do planeta em relação ao Sol o seu período de translação aumenta ou diminui?

Explicação: A- A translação aumenta, pois, quão mais distante está o planeta em relação ao Sol, maior é o percurso da órbita a ser percorrida, e a distância percorrida é diretamente proporcional ao período orbital. Dessa forma, o planeta mais próximo levará um tempo menor para dar uma volta em torno do Sol.

Qual planeta possui menor período de rotação?

Visível do nosso planeta, Vênus é o segundo planeta a partir do Sol e o mais perto do planeta Terra. Seu movimento de rotação é um dos mais lentos, com 243 dias para completar a volta em torno de si mesmo; e, o movimento de translação de 225 dias aproximadamente.

ES INTERESANTE:  Resposta rápida: Quais são os quatro primeiros planetas mais próximos do Sol?

Quando o planeta está mais próximo do Sol sua velocidade aumenta?

Ao aproximar-se do Sol, a velocidade orbital dos planetas tende a aumentar. A velocidade orbital do planeta depende do raio de sua órbita, portanto, depende de sua posição relativa ao Sol.

O que consiste o movimento de translação?

O movimento de translação acontece quando a Terra completa uma volta ao redor do Sol. Ele dura, aproximadamente, 365 dias e seis horas. Diante disso, a cada quatro anos, um dia é colocado a mais no ano no mês de fevereiro. Quando isso ocorre, tal ano é chamado de ano bissexto.

Por que Mercúrio apesar de ser o mais próximo do Sol não é o planeta mais quente do Sistema Solar?

Já Mercúrio, possuindo uma fina e pouquíssima densa atmosfera, não consegue prender minimamente a imensa quantidade de energia que chega do Sol até ele. Assim, as temperaturas na superfície desse planeta não passam dos 420°C (só, né…), mesmo estando bem perto da nossa estrela.

Qual o planeta do Sistema Solar leva menos tempo para girar em torno do Sol?

MERCÚRIO. Translação: 0,24 ano Circunferência da órbita: 359.976.856 km Mercúrio leva cerca de 88 dias para completar uma volta ao redor do Sol a uma velocidade de 170,5 quilômetros por hora. Por isso, é o planeta com movimento de translação mais rápido do Sistema Solar.

Por que os planetas não se chocam com o sol?

Os corpos não “caem” no Sol devido às suas velocidades orbitais. A Terra por exemplo gira em torno do Sol com velocidade média de aproximadamente 30 quilômetros por segundo. Se estivesse mais lenta, sua órbita não seria estável.

Quanto mais próximo do Sol estiver O planeta menor será a sua velocidade em torno daquele astro?

C) Quanto mais próximo do Sol estiver o planeta, menor será sua velocidade em torno daquele astro. D) Órbita é o nome que damos ao caminho que os planetas percorrem em torno do Sol. · O conjunto formado pelo Sol, planetas e suas luas se mantém unido devido à força de atração gravitacional.

Por que a velocidade da Terra varia ao longo de seu movimento ao redor do Sol?

A distância varia porque a órbita da Terra ao redor do Sol não é uma circunferência perfeita, nosso planeta descreve uma trajetória elíptica. Por isso, a força de atração gravitacional entre o Sol e a Terra varia ao longo da órbita – e a velocidade orbital da Terra muda conforme sua distância do Sol.

Qual é a principal consequência do movimento de translação da Terra?

Uma das consequências do movimento de translação é a sucessão dos anos. Uma volta completa da Terra em torno do Sol corresponde ao chamado “ano civil”, que por convenção apresenta 365 dias e 366 a cada quatro anos, visto que o tempo real do movimento de translação é de aproximadamente 365 dias e 6 horas.

Quais são os planetas que realizam o movimento de translação?

Translação é um dos movimentos realizados pela Terra, assim como o movimento de rotação e precessão. Diz respeito ao caminho percorrido pelo planeta ao redor do Sol, caminho esse que realiza uma órbita elíptica (volta levemente oval).

Qual e o tempo de duração de translação?

Você certamente aprendeu na escola que a Terra faz uma órbita elíptica em torno do Sol. Esse movimento, conhecido como translação, leva 365 dias (mais 5 horas, 45 minutos e 46 segundos) para ser completo.

Como se dá o movimento de rotação e translação?

O planeta Terra realiza dois movimentos principais. Em um primeiro movimento, chamado de translação, ela traça uma órbita em torno do Sol. Realiza também um giro em seu próprio eixo, chamado de rotação. Cada volta ao redor do Sol representa um ano, enquanto cada giro em torno de seu próprio eixo define um dia.

Quando o planeta se afasta do Sol se o movimento é acelerado ou retardado?

Com isso, pode-se concluir que o planeta, quando se dirige ao periélio, ponto mais próximo do Sol, executa um movimento acelerado, mas quando se dirige ao afélio, ponto mais afastado do Sol, executa um movimento retardado.

ES INTERESANTE:  Qual é a importância das sondas espaciais

Quando um planeta está mais próximo do Sol ele se move mais rápido do que quando está mais afastado?

Quanto menor a distância de um planeta ao sol mais rápido ele se movimenta? De acordo com a segunda Lei de Kepler, um planeta em órbita descreve áreas iguais em intervalos iguais de tempo. Para que isso seja possível, ele adquire uma maior velocidade quando a distância ao Sol é menor.

Qual a velocidade de translação dos planetas?

A velocidade de translação dos planetas depende da distância a que eles se encontram do Sol. A 58 milhões de quilômetros da sua estrela, Mercúrio equilibra a gravidade que o puxa girando à alta velocidade de 173 000 quilômetros por hora. Isso gera a força oposta capaz de mantê-lo em sua órbita.

Por que as transformações do planeta têm diferentes períodos de duração?

Resposta: Isso acontece porque cada planeta tem uma distância diferente do sol, e o movimento de translação é o movimento em volta do sol. Quão mais distânte do sol um planeta é, maior é esse tempo.

Como é chamado o ponto em que a Terra está mais próxima do Sol?

A posição mais próxima ao Sol, o perihélio ( ), é atingido aproximadamente em 3 de janeiro e o ponto mais distante, o afélio ( ), em aproximadamente 4 de julho. As variações na radiação solar recebida devidas à variação da distância são pequenas.

Quanto ao movimento de translação podemos afirmar que consiste na?

Translação terrestre é o movimento que o planeta Terra realiza ao redor do Sol. O caminho percorrido pela Terra é chamado de órbita elíptica, e o movimento é realizado em um formato elíptico (levemente oval). Esse movimento dura 365 dias, 5 horas e 48 minutos.

Como Mercúrio é o planeta mais próximo do Sol seu tempo de translação é o maior durando cerca de 84 anos terrestres?

Como Mercúrio é o planeta mais próximo do Sol, seu tempo de translação é o menor, durando cerca de 88 dias terrestres.

Qual é o planeta mais frio do mundo?

Urano é o planeta mais frio do Sistema Solar, chegando a -224ºC. O gigante gasoso conta ainda com ventos de 900km/h e um caracterísitca única entre os planetas dos Sistema Solar – sua rotação é virada de lado. É como se o planeta rolasse no sentido da sua translação.

Qual é o planeta mais quente do universo?

Astrônomos descobriram um novo planeta que tem o dobro do tamanho de Júpiter e é tão quente quanto uma estrela. Suas temperaturas podem atingir até 4600 Kelvin (mais de 4300°C), e ele recebeu o nome de KELT-9b. Definitivamente, este é o mundo mais quente já descoberto.

Por que os planetas mais distantes do Sol completa uma volta em tempos maiores que os mais próximos?

Quanto mais distante o planeta está do Sol, maior será o tempo gasto por ele para dar uma volta completa, pois terá de percorrer uma distância maior no espaço. Portanto, Mercúrio é o planeta que completa uma volta em menor tempo (88 dias terrestres).

Por que os planetas rochosos estão mais próximos do Sol?

No caso do Sistema Solar, os planetas rochosos se formaram mais próximos do Sol por gravidade: são compostos de material mais denso e mais massivo e devido ao campo gravitacional do proto-Sol, esse material era mais abundante na região mais interna quando o sistema estava em formação.

Por que a Terra gira em torno do Sol é não o contrário?

A Terra gira em torno do Sol porque continua mantendo o movimento da nuvem de partículas que a formou e porque tem uma órbita estável, graças ao equilíbrio existente entre sua velocidade e a força gravitacional exercida sobre ela pelo sol.

O que aconteceria se o Sol sumisse por 24 horas?

Se este astro sumisse de repente, a luz natural incidente desapareceria, e dentro de poucos dias a Terra ficaria gelada. Tudo que constitui nosso planeta ficaria congelado: rios, mares, plantas e nós humanos.

O que aconteceria se a Lua deixasse de existir?

Se a Lua não existisse, a precessão seria mais lenta e o eixo de rotação seria mais instável. A Terra poderia se inclinar um pouco e, em vez de uma inclinação de 23 graus, poderia chegar a 40 graus, ou, num caso extremo, como acontece com Urano, cuja inclinação é de 90 graus, o que faz com que gire tombado.

Quando o Sol irá se apagar?

Dentro de cerca de 6 bilhões de anos, o Sol se apagará.



Pelo menos, essa é a estimativa dos cientistas.

ES INTERESANTE:  O que são os pontos iluminados que aparecem no planeta

Quanto mais próxima do Sol maior a velocidade e quanto mais afastada menor e a velocidade à qual movimento estamos nos referindo?

Quanto mais próxima do Sol maior a velocidade e quanto mais afastada, menor é a velocidade do movimento. Quando ocorre o afastamento do planeta Terra em relação ao sol denomina-se afélio e a distância entre Terra e Sol é de aproximadamente 152 milhões de quilômetros.

Que planeta está mais próximo do Sol e qual planeta está mais distante do Sol?

Resposta: O planeta mais próximo do Sol é Mercúrio, e o mais distante é Netuno.

Será que todos os planetas que giram em torno do Sol tem a mesma velocidade?

Os planetas que giram ao redor do sol não possuem a mesma velocidade. No movimento de translação os planetas giram em velocidade diferente por percorrem orbitas diferentes, logo quanto mais próximo ao sol, menor sua órbita.

Quando o planeta está mais próximo do Sol sua velocidade aumenta?

Ao aproximar-se do Sol, a velocidade orbital dos planetas tende a aumentar. A velocidade orbital do planeta depende do raio de sua órbita, portanto, depende de sua posição relativa ao Sol.

Quanto maior a distância do planeta em relação ao Sol o seu período de translação aumenta ou diminui?

Explicação: A- A translação aumenta, pois, quão mais distante está o planeta em relação ao Sol, maior é o percurso da órbita a ser percorrida, e a distância percorrida é diretamente proporcional ao período orbital. Dessa forma, o planeta mais próximo levará um tempo menor para dar uma volta em torno do Sol.

É correto afirmar que somente as diferenças distância entre o Sol é a Terra ao longo do ano provoca a ocorrência das estações do ano justifique?

Não importa a distância



É a inclinação do eixo da Terra, de 23,5 graus, que provoca as estações. Por causa dela, os raios do Sol incidem sobre diferentes regiões do planeta com maior ou menor intensidade.

Porque a Terra não recebe iluminação do Sol com a mesma intensidade em todos os pontos do planeta?

Por causa da inclinação do eixo e da forma arredondada da Terra, a luz e o calor do Sol, não chegam com a mesma intensidade a todos os lugares do planeta.

O que aconteceria se o mundo girasse ao contrário?

Resposta na lata: tudo sairia voando! “É impossível que o planeta pare de girar de modo abrupto, mas, se isso acontecesse, tudo aquilo que se encontra na superfície terrestre seria arrancado violentamente: as cidades, os oceanos e até o ar da atmosfera”, afirma Rubens Machado, do departamento de astronomia da USP.

Por que todos os planetas realizam a translação ao redor do Sol no mesmo sentido *?

“Isso acontece porque aquele imenso disco de gás e poeira girava junto com a estrela central. Aí, a maior parte dos planetas continuou naturalmente no mesmo sentido”, diz Roberto. Essa rotação contrária significa que um astronauta que fosse a Vênus veria o Sol nascer no oeste e se pôr no leste.

Qual dos planetas do sistema solar leva mais tempo no movimento de translação?

Na translação, o recordista é Mercúrio, cujo ano dura apenas 88 dias.

Quanto tempo dura o movimento de translação da Terra?

Para girar sobre seu próprio eixo, a Terra leva exatamente 23 horas, 56 minutos e 4,1 segundos. Você certamente aprendeu na escola que a Terra faz uma órbita elíptica em torno do Sol. Esse movimento, conhecido como translação, leva 365 dias (mais 5 horas, 45 minutos e 46 segundos) para ser completo.

Qual é o principal consequência do movimento de translação da Terra?

Além da sucessão de anos já referida, o movimento de translação tem como consequência as estações do ano. Não é por acaso que essas apresentam características diferentes e não ocorrem de maneira simultânea nos hemisférios. A explicação encontra-se no eixo de inclinação da Terra perpendicular a sua órbita.

O que é o movimento de translação da Terra Brainly?

É o movimento que a Terra faz em torno do Sol, ou seja, ela gira ao redor do Sol.

Por que as transformações do planeta têm diferentes períodos de duração?

Resposta: Isso acontece porque cada planeta tem uma distância diferente do sol, e o movimento de translação é o movimento em volta do sol. Quão mais distânte do sol um planeta é, maior é esse tempo.

Blog espacial