Porque existe grande diferença de temperatura entre esses planetas Brainly

Conteúdo

Por que existe uma grande diferença de temperatura entre esses planetas?

Porque existe grande diferença de temperatura entre planetas? Porque a temperatura de um planeta não depende só da proximidade do Sol, mas também da superfície e da atmosfera. Em Mercúrio, ela varia de -173ºC a 427ºC, porque o planeta não tem uma atmosfera para segurar o termômetro.

Por que existe uma grande diferença de temperatura entre os planetas Mercúrio e Netuno?

A diferença em relação a temperatura de Mercúrio e de Noturno pode ser explicada pela distância entre os dois planetas em relação ao sol.

Como se explica a diferença de temperatura?

Temperatura é a grandeza física que mede o grau de agitação térmica, ou energia cinética, translacional, rotacional e vibracional dos átomos e moléculas que constituem um corpo. Quanto maior for a agitação das moléculas, maior será a sua temperatura.

Porque a temperatura não é igual em todas as partes do planeta?

Com base na forma esférica que a Terra possui, os raios solares incidem na superfície de forma desigual. Quanto mais próximo da linha do Equador mais elevada é a temperatura, pois os raios atingem a superfície terrestre formando um anglo de 90°.

Por que Vênus é o planeta mais quente do Sistema Solar e não Mercúrio?

A razão é que Vênus possui uma atmosfera muito densa, que retém o calor e faz com que a temperatura média no planeta seja de 450 graus. Trata-se de um efeito estufa similar ao verificado na Terra, embora muito mais intenso, devido ao de dióxido de carbono na atmosfera de Vênus, que se encontra em grande quantidade.

ES INTERESANTE:  Por que os astros do Sistema Solar não se espalham pelo Universo

Por que a temperatura de Netuno é a mais baixa entre os planetas?

Por que Netuno é o planeta mais frio? A distância para o Sol é de aproximadamente 4,5 bilhões de quilômetros, fato que interfere diretamente na temperatura local, que é de 214 graus Celsius negativos – é o planeta mais distante do Sol e o mais frio.

Por que o Netuno é o planeta mais frio do Sistema Solar?

Por ser o planeta mais distante, também é o mais frio. Netuno é o oitavo planeta a partir do Sol e o quarto maior do sistema solar, com diâmetro de 49.528 quilômetros (60 vezes maior que a Terra).

Qual é a definição de temperatura Brainly?

É a medida numérica que determina o quão quente ou frio está o corpo, sistema ou ambiente. Essa medida pode ser determinada e pela detecção da radiação térmica, deslocamento da energia cinética e agitação entre moléculas ou partículas…

Porque calor é diferente de temperatura?

CALOR é definido como energia cinética total dos átomos e moléculas que compõem uma substância. TEMPERATURA é uma medida da energia cinética média das moléculas ou átomos individuais.

O que é a variação da temperatura?

Chamamos de variação de temperatura, a diferença entre as temperaturas máxima e mínima registradas.

O que interfere na temperatura do planeta?

A principal causa desse problema climático que afeta todo o planeta é a intensificação do efeito estufa, fenômeno natural responsável pela manutenção do calor na Terra e que vem apresentando uma maior intensidade em razão da poluição do ar resultante das práticas humanas.

Como a temperatura do planeta varia nessas?

A temperatura pode atingir até 2000 °C. Composto basicamente de níquel e ferro, o núcleo divide-se em duas camadas: núcleo interno e núcleo externo. O núcleo interno apresenta-se em estado sólido e o externo, no estado líquido. As temperaturas nessa camada variam de 3000 °C a 5000 °C e a densidade, de 9 a 14.

Qual é o planeta mais frio do mundo?

Urano é o planeta mais frio do Sistema Solar, chegando a -224ºC. O gigante gasoso conta ainda com ventos de 900km/h e um caracterísitca única entre os planetas dos Sistema Solar – sua rotação é virada de lado. É como se o planeta rolasse no sentido da sua translação.

Porque Mercúrio é o planeta mais quente do Sistema Solar?

Esse superefeito estufa faz com que as temperaturas na superfície Venusiana alcancem o impressionante valor de 465°C! Já Mercúrio, possuindo uma fina e pouquíssima densa atmosfera, não consegue prender minimamente a imensa quantidade de energia que chega do Sol até ele.

Qual é o planeta que faz mais calor e porquê?

Vênus é mais quente devido à sua atmosfera que é composta em sua maior parte por gases estufa, como o metano e o dióxido de carbono. Tais gases retém o calor e por esse motivo ele é o campeão em calor com uma temperatura média aproximadamente 462°C.

Qual é o planeta que faz mais calor?

De facto, Vénus é o planeta mais quente do sistema solar, sendo mesmo mais quente do que Mercúrio, que está mais próximo do Sol. A sua temperatura média à superfície é de 460ºC devido ao forte efeito de estufa que acontece a grande escala em todo o planeta.

Porque Urano e o planeta mais frio e não Netuno?

A atmosfera de Urano é composta em grande parte por hidrogênio, além de um pouco de hélio e metano — mas é tão frio, que este último gás é facilmente encontrado em estado sólido. Não se sabe ao certo poque este mundo, mesmo mais próximo do Sol do que Netuno, é mais frio.

ES INTERESANTE:  Qual a principal descoberta dos mesopotâmicos na astronomia

Qual o planeta com maior e menor temperatura do Sistema Solar?

Netuno tem uma temperatura média de -214 °C em sua atmosfera superior, mas Urano, que está mais próximo do Sol, tem a menor temperatura já registrada em torno dos -224 °C.

Porque Plutão e frio?

Os gases – principalmente o cianeto de hidrogênio – esfriam a parte exterior, fazendo a temperatura chegar a -167ºC. O fato de a atmosfera do planeta anão ser tão fria faz com que menos gases escapem para o espaço.

Por que o Urano e o planeta que faz mais frio?

Acredita-se que Urano exiba uma órbita com inclinação como nenhum outro planeta. A inclinação faz o planeta derramar muito calor no espaço, retendo muito pouco. Consequentemente, torna-se mais frio que os outros planetas.

Dá para se viver em Netuno?

Podemos cogitar os gigantes gasosos: Júpiter, Saturno, Urano e Netuno? Nem pensar. Esses planetas não têm a superfície rochosa de que necessitamos para viver, portanto não serão nossas futuras casas.

Por que o planeta Urano faz muito frio?

A atmosfera de Urano, embora similar às de Júpiter e Saturno em sua composição primária de hidrogênio e hélio, contém mais “gelos” tais como água, amônia e metano, assim como traços de hidrocarbonetos. É a mais fria atmosfera planetária no Sistema Solar, com uma temperatura mínima de 49 K (–224 °C).

É correto afirmar que o calor é temperatura são sinônimos?

Não. A afirmação não é correta. Calor é energia que transita de um corpo a outro em virtude de uma diferença de temperatura. Temperatura é a grandeza associada à medida do grau de agitação das partículas que compõe um corpo.

Como ocorre o processo de equilíbrio térmico?

O equilíbrio térmico ocorre quando os componentes de um sistema termodinâmico transferem calor entre si, sempre no sentido do corpo mais quente para o corpo mais frio, até que sua temperatura seja equilibrada. Para que ocorra o equilíbrio térmico, é necessário que os corpos estejam em contato térmico.

Como medir a quantidade de calor?

No Sistema Internacional de Unidades (SI) o calor é medido em joules (J), pois esta é a unidade oficial para medir energia. No entanto, outra unidade muito utilizada para medir calor é a caloria (cal). A relação numérica entre caloria é Joule é: 1 caloria equivale a 4,184 J.

O que é temperatura * sua resposta?

O que é temperatura? Trata-se de uma grandeza escalar que determina o grau de agitação das moléculas de um corpo, indicando se ele está quente ou frio. A Temperatura é uma grandeza física escalar que pode ser definida como a medida do grau de agitação das moléculas que compõem um corpo.

Qual é a função da temperatura?

A temperatura é uma grandeza física utilizada para medir o grau de agitação ou a energia cinética das moléculas de uma determinada quantidade de matéria. Quanto mais agitadas essas moléculas estiverem, maior será sua temperatura.

Porque não é correto falar Estou com calor?

O calor pode ser definido como a transferência de energia térmica entre dois corpos. Sendo assim, é incorreto dizer que um corpo possui calor. O que esse corpo possui é energia térmica!

Por que ocorrem as variações de temperatura?

O ciclo diurno da temperatura reflete a variação da radiação ao longo do dia. Tipicamente, a menor temperatura ocorre próximo ao nascer do sol, como resultado de uma noite de resfriamento radiativo da superfície da Terra.

Porque acontece a variação de temperatura?

A temperatura varia não apenas de um lugar para o outro, mas também em um mesmo lugar no decorrer do tempo. Entre os fatores responsáveis por sua variação ou distribuição, destacam-se a latitude, a altitude e a distribuição de massas líquidas e solidas da Terra (maritimidade e continentalidade).

ES INTERESANTE:  Como ver o cometa pelo celular

Qual é a causa da variação de temperatura?

A variação da temperatura ocorre principalmente por mecanismos de feedbacks neurais que podem sofrer influência de diversos fatores, como a prática de atividades físicas, alterações hormonais, temperatura do ambiente, ciclo menstrual nas mulheres e mudanças na alimentação2.

Por que o aumento da temperatura do planeta representa um problema?

→ Problemas de saúde provocados pelo aumento do calor. → Previsão de aumento da temperatura em até 2º C até 2100 em comparação ao período pré-industrial (1850 a 1900). O derretimento das calotas polares e o consequente aumento do nível do mar são consequências do efeito estufa.

Onde a temperatura varia mais?

A Linha do Equador, principal paralelo terrestre, possui latitude de 0º e apresenta geralmente temperaturas mais altas, enquanto as áreas polares apresentam 90º ao norte e -90º ao sul, registrando as menores temperaturas da Terra e caracterizando o clima polar.

Que fatores influenciam a variação da temperatura em diferentes regiões do planeta e períodos?

Os principais fatores climáticos são: latitude, altitude, maritimidade e continentalidade, massas de ar, vegetação, correntes marítimas e até o relevo.

Que fatores influenciam nas variações da temperatura na atmosfera?

Os principais são: altitude, latitude, continentalidade, maritimidade, massas de ar, correntes marítimas, relevo, vegetação e urbanização.

Qual é o planeta mais bonito do mundo?

Resposta. júpiter é considerado o planeta mais bonito do sistema solar.

Qual o planeta que não tem lua?

Os primeiros tendem a ter vários satélites. Já os rochosos possuem poucos ou nenhum: Marte é orbitado por dois satélites e a Terra por apenas um; Mercúrio e Vênus não possuem luas.

Qual é o menor planeta do mundo?

Planeta Mercúrio

  • É um planeta rochoso, sendo o mais próximo do Sol e o menor do sistema solar;
  • Distância do Sol: ~ 58 milhões de km (58.000.000 de km), que corresponde a 0,39UA;
  • Diâmetro do planeta: ~4,879 km;
  • Duração do dia: 59 dias terrestres;
  • Duração do ano: 88 dias terrestres;

Por que a temperatura de Netuno é a mais baixa entre os planetas?

Por que Netuno é o planeta mais frio? A distância para o Sol é de aproximadamente 4,5 bilhões de quilômetros, fato que interfere diretamente na temperatura local, que é de 214 graus Celsius negativos – é o planeta mais distante do Sol e o mais frio.

Por que Vênus é o planeta mais quente do Sistema Solar e não Mercúrio?

A razão é que Vênus possui uma atmosfera muito densa, que retém o calor e faz com que a temperatura média no planeta seja de 450 graus. Trata-se de um efeito estufa similar ao verificado na Terra, embora muito mais intenso, devido ao de dióxido de carbono na atmosfera de Vênus, que se encontra em grande quantidade.

Como os planetas do Sistema Solar se diferenciam entre si?

planetas terrestres ou telúricos (formado sobretudo por rochas), localizados mais próximos do sol como Mercúrio, Vênus, Terra e Marte; planetas gasosos ou jovianos (constituídos majoritariamente de gases), que possuem maior tamanho e menor densidade em relação aos terrestres: Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.

O que influencia a temperatura de um planeta?

Em 1861, o físico John Tyndall descobriu que o vapor d’água e o gás carbônico, presentes na atmosfera, desempenham o mesmo papel do vidro em relação às estufas. Esses gases permitem a entrada da luz e dificultam a saída do calor, sendo os responsáveis pela manutenção da temperatura da Terra.

Blog espacial