Perguntado por você: Qual o planeta tem o período de translação mais longo é o mais curto

Conteúdo

Qual o planeta com menor período de translação?

Na translação, o recordista é Mercúrio, cujo ano dura apenas 88 dias. O motivo de tanta rapidez é simples: como ele é o planeta mais próximo do Sol, sua órbita é a menor de todas.

Qual é o planeta com a translação mais longa?

NETUNO. Translação: 164,79 anos Circunferência da órbita: 28.263.736.967 km Netuno leva 60.190 dias terrestres para completar uma volta ao redor do Sol. Ele realiza esse movimento a 19,5 quilômetros por hora, aproximadamente, sendo o planeta com órbita mais lenta do Sistema Solar.

Qual é o planeta com o dia mais curto é com o dia mais longo?

Pode-se dizer que o planeta que tem o dia mais curto é Saturno e o planeta que tem o dia mais longo é Vênus.

Qual é o planeta mais longo?

O planeta que tem o ano mais curto é Mercúrio, enquanto o planeta que apresenta o ano mais longo é Netuno. Assim sendo, Mercúrio apresenta uma translação de 0,24 anos, com isso, tal ação ocorre devido a sua proximidade em relação ao sol.

Qual a translação de Júpiter?

O movimento de translação (deslocamento em torno do Sol) é finalizado em 12 anos terrestres, portanto um ano em Júpiter é equivalente a 12 anos na Terra.

ES INTERESANTE:  Seu inquérito: Qual é a relação entre o Zodíaco e O Universo Segundo a astronomia

Qual planeta possui menor período de rotação?

Visível do nosso planeta, Vênus é o segundo planeta a partir do Sol e o mais perto do planeta Terra. Seu movimento de rotação é um dos mais lentos, com 243 dias para completar a volta em torno de si mesmo; e, o movimento de translação de 225 dias aproximadamente.

Qual é o tempo de translação dos planetas?

Aqui na Terra, um dia corresponde a 24 horas e o ano corresponde a 365 ou 366 dias.



Quantos anos você tem?

Planeta Período de Rotação Período de Translação
Terra 0,99 dia 365,26 dias
Marte 1,03 dias 1,88 anos
Júpiter 0,41 dia 11,86 anos
Saturno 0,45 dia 29,46 anos

Qual é o planeta com maior rotação?

Dia mais longo do sistema solar: Vênus completa rotação em 243 dias terrestres.

Qual é o nome do menor planeta do Sistema Solar?

Planeta Mercúrio

  • É um planeta rochoso, sendo o mais próximo do Sol e o menor do sistema solar;
  • Distância do Sol: ~ 58 milhões de km (58.000.000 de km), que corresponde a 0,39UA;
  • Diâmetro do planeta: ~4,879 km;
  • Duração do dia: 59 dias terrestres;
  • Duração do ano: 88 dias terrestres;

Qual o planeta tem o dia curto?

Júpiter é o planeta que tem os menores dias e noites quando comparado com a Terra – a cada 10 horas ele completa um ciclo de dia e noite.

Qual planeta tem o dia longo?

Já se sabia que Vênus tem o dia mais longo – o tempo que o planeta leva para realizar uma única rotação em seu eixo – de qualquer planeta de nosso sistema solar, mas havia discrepâncias entre estimativas anteriores. O estudo revelou que uma única rotação venusiana demora 243,0226 dias terrestres.

Porque Júpiter tem o dia mais curto?

O motivo de tanta rapidez é simples: como ele é o planeta mais próximo do Sol, sua órbita é a menor de todas.

Quais são os planetas que realizam o movimento de translação?

Translação é um dos movimentos realizados pela Terra, assim como o movimento de rotação e precessão. Diz respeito ao caminho percorrido pelo planeta ao redor do Sol, caminho esse que realiza uma órbita elíptica (volta levemente oval).

Qual a duração do movimento de translação do planeta Vênus?

Rotação: – 243 dias. Translação: 224 dias. Diâmetro: 12 102 quilômetros.

Qual o maior e o menor planeta do Sistema Solar?

O maior planeta do Sistema Solar em diâmetro é Júpiter, enquanto em densidade é a Terra. Já o menor planeta do Sistema Solar em diâmetro é Mercúrio, e o menor em densidade é Saturno.

Qual o período de translação de Saturno?

Período de translação: 29,4 anos terrestres.

Qual a velocidade de translação de Saturno?

O movimento de translação – em volta do Sol – é feito em 29 anos, 167 dias e 6 horas terrestres a 34,7 quilômetros por hora. É um planeta gasoso, juntamente com Júpiter, Urano e Netuno e a temperatura na superfície é de 125º C negativos.

Qual a velocidade de rotação de Saturno?

Os anéis de Saturno são tão visíveis pelo seu albedo muito alto, ao contrário dos dos outros planetas gasosos, e isto apesar da sua espessura ser, em média, inferior a 1 km.



ES INTERESANTE:  Qual planeta pode entrar no sistema solar
Saturno
Dados Astronómicos
Inclinação orbital 2.485º
Velocidade orbital média (km/s) 9.69
Período de rotação (horas) 10.656

Como ocorre o movimento de translação?

A Translação é o movimento que a Terra realiza em torno do Sol e assim percorrendo uma órbita elíptica. O movimento de translação é realizado em aproximadamente 365 dias, 5 horas e 48 minutos. A velocidade média é de aproximadamente 107.000 km. A translação é realizada ao mesmo tempo que a rotação.

Qual e o nome da primeira estrela que aparece no céu?

Vénus atinge seu brilho máximo algumas horas antes da alvorada ou depois do ocaso, sendo por isso conhecido como a estrela da manhã (Estrela-d’Alva) ou estrela da tarde (Vésper); também é chamado Estrela do Pastor.

Qual é a semelhança entre Netuno é Júpiter?

Júpiter, Urano e Netuno – justamente os três planetas mais parecidos com Saturno. As semelhanças entre eles são as seguintes: todos são gigantes em comparação com os outros planetas do nosso sistema solar; todos são formados basicamente por gás; e todos têm um grande número de satélites.

Qual a velocidade de translação de Júpiter?

Este tempo é diretamente proporcional à velocidade com que um planeta percorre sua órbita (velocidade de translação). No caso de Júpiter, esta grandeza tem valor aproximado de 13,1 km/s.

Porque é que a Lua não é um planeta?

Podemos ver a Lua no céu (especialmente à noite), porque ela é iluminada pela luz do Sol. A Lua é um planeta secundário porque gira em volta de um planeta maior, a Terra. … A Lua não é um planeta mas sim um satélite natural da Terra.

Quais são os dois planetas que não tem uma Lua?

Os primeiros tendem a ter vários satélites. Já os rochosos possuem poucos ou nenhum: Marte é orbitado por dois satélites e a Terra por apenas um; Mercúrio e Vênus não possuem luas.

Qual é o planeta mais frio do sistema?

Era também a primeira vez que se descobria um planeta com o uso de um telescópio. Urano é o planeta mais frio do Sistema Solar, chegando a -224ºC. O gigante gasoso conta ainda com ventos de 900km/h e um caracterísitca única entre os planetas dos Sistema Solar – sua rotação é virada de lado.

Qual é o dia mais longo do ano?

21 de dezembro: Hemisfério Sul tem o dia mais longo do ano

  • Os brasileiros terão o dia mais longo do ano neste 21 de dezembro de 2022.
  • Hoje, o Hemisfério Sul atingirá seu pico de iluminação, demorando mais para escurecer.
  • O solstício de verão é um fenômeno natural que causa prolongamento do dia e encurtamento da noite.

Quais são os dois planetas que tem os dias mais curtos?

Quanto dura um dia nos outros planetas?

  • Ouça também no Spotify!
  • Mercúrio. 1.408 horas = 58 dias e 16 horas terrestres.
  • Vênus. 5.832 horas = 243 dias terrestres.
  • Marte. 25 horas = 1 dia e uma hora terrestres.
  • Júpiter. 10 horas terrestres.
  • Saturno. 11 horas terrestres.
  • Urano. 17 horas terrestres.
  • Netuno. 16 horas terrestres.
ES INTERESANTE:  Resposta rápida: Qual é o significado de 3 estrelas no pescoço?

Qual foi o dia mais curto do ano?

O solstício de inverno de 2022, o dia mais curto do ano e o primeiro dia oficial do inverno acontece esta quarta-feira, dia 21 de dezembro (pelo menos, para uma boa parte do mundo).

Qual o planeta mais frio é o mais quente?

Você sabe qual o planeta mais quente do Sistema Solar? Talvez você tenha pensado que o planeta mais quente seja Mercúrio, o mundo mais próximo do Sol em nossa vizinhança. Mas, na verdade, saiba que o título de planeta mais quente pertence a Vênus, um mundo onde as temperaturas ficam acima dos 400 ºC!

Qual é a estrela mais importante para nós?

O sol é a estrela mais importante do nosso Sistema Solar, que o nome que damos ao local que nosso planeta está no espaço.

O que acontece se você pisar em Júpiter?

Após percorrer pouco mais de 150 quilômetros através da atmosfera jupteriana, a gente se depararia com temperaturas de mais de 150 °C e pressão equivalente a 23 atmosferas terrestres. Depois de 500 quilômetros, chegaríamos a uma camada de nuvens de amônia e perderíamos quase que completamente a visibilidade.

Tem água em Júpiter?

Estudo aponta que a água na lua de Júpiter está mais próxima da superfície do que se pensava. Europa tem sido um candidato para encontrar vida no nosso sistema solar devido ao seu vasto oceano, que se acredita conter água líquida – um ingrediente chave para a vida.

O que aconteceria se eu caísse em Júpiter?

GASOSOS. São feitos principalmente de gases, que assumem diferentes estados físicos dependendo da temperatura e da pressão. Quem caísse de páraquedas em Júpiter ou Saturno entraria em uma atmosfera gasosa, que fica densa até virar líquido. O núcleo é feito de gelo e metais.

Quais os planetas tem uma velocidade de translação menor que a Terra?

Qual é o planeta com menor velocidade de translação? O mais lento nesse quesito é Vênus, cuja rotação leva 243 dias dos nossos. Na translação, o recordista é Mercúrio, cujo ano dura apenas 88 dias.

Quais são os planetas que realizam o movimento de translação?

Translação é um dos movimentos realizados pela Terra, assim como o movimento de rotação e precessão. Diz respeito ao caminho percorrido pelo planeta ao redor do Sol, caminho esse que realiza uma órbita elíptica (volta levemente oval).

Qual é o tempo de translação de Saturno?

Período de rotação: 10,7 horas. Período de translação: 29,4 anos terrestres. Temperatura média: – 138 º C. Composição atmosférica: predominância de hidrogênio (H2) e hélio (He).

Qual é o nome do menor planeta do Sistema Solar?

Planeta Mercúrio

  • É um planeta rochoso, sendo o mais próximo do Sol e o menor do sistema solar;
  • Distância do Sol: ~ 58 milhões de km (58.000.000 de km), que corresponde a 0,39UA;
  • Diâmetro do planeta: ~4,879 km;
  • Duração do dia: 59 dias terrestres;
  • Duração do ano: 88 dias terrestres;
Blog espacial