Pergunta frequente: O que acontece com a velocidade de um planeta no afélio e no periélio?

Quando a Terra se aproxima do ponto de afélio durante a sua órbita o que acontece com a sua velocidade tangencial orbital?

A maior distância se traduz na velocidade de órbita menor. Assim como foi assinalado por uma das chamadas leis de Kepler (sobre movimentos planetários, formuladas pelo astrônomo e matemático alemão Johannes Kepler no século 17), quando os planetas estão perto do Sol eles se movem mais rápido do que quando estão longe.

Porque a velocidade de um planeta é maior no periélio do que no afélio?

No periélio a velocidade é maior devido a circunferência ser maior, porém a área é a mesma. Nota-se que na imagem abaixo a circunferência percorrida no afélio é menor que no periélio, porém as duas áreas são iguais e consequentemente o tempo previsto para o planeta percorrer deve ser igual.

ES INTERESANTE:  Quais são os nomes da nossa galáxia e da nossa estrela respectivamente

Como a velocidade orbital da Terra se comporta na passagem do periélio para o afélio?

A velocidade orbital de translação no afélio será de 105.444 km/h, cerca de 3.600 km a menos por hora do que a velocidade no periélio.

O que é periélio e afélio?

Como indicado na imagem, o ponto da órbita mais próximo do Sol é denominado periélio, e o mais afastado, afélio. É importante lembrar também que o formato das órbitas elípticas pode variar de planeta para planeta. Alguns planetas, como a Terra por exemplo, possuem órbitas praticamente circulares.

O que acontece com o planeta no afélio?

No afélio, a Terra encontra-se mais afastada do Sol, mantendo-se a aproximadamente 152 milhões de quilômetros. A velocidade nesse ponto da órbita é menor.

O que acontece com o planeta no afélio *?

Afélio (do latim “aphelium”, derivado do latim “apos”, que quer dizer longínquo), é o ponto da órbita em que um planeta ou um corpo menor do sistema solar está mais afastado do Sol. … Quando um astro se encontra no afélio, ele tem a menor velocidade de translação de toda a sua órbita.

Por que a velocidade dos planetas não tem sempre o mesmo valor no seu movimento ao redor do Sol?

Resposta: De acordo com a Primeira Lei de Kepler, a trajetória descrita pela Terra e demais planetas em torno do Sol é elíptica e não circular. O Sol ocupa um dos focos dessa elipse. Assim, a distância da Terra ao Sol varia com o tempo e portanto, a velocidade da Terra em torno do Sol não é sempre a mesma.

Quanto a velocidade dos planetas em torno do Sol em que posições Essa velocidade é maior ou menor?

Uma consequência deste fato é que a velocidade do planeta ao longo da sua trajetória orbital é diferente. Sendo maior quando o planeta se encontra mais próximo do seu periélio (menor distância entre o planeta e o Sol) e menor quando o planeta se encontra próximo do seu afélio (maior distância do planeta ao Sol).

ES INTERESANTE:  Quantos planetas Júpiter cabe dentro do Sol

O que é a segunda lei de Kepler?

A segunda lei de Kepler, chamada lei das áreas, estabelece o seguinte: num referencial fixo no Sol, a reta que une o planeta ao Sol varre áreas iguais em tempos iguais. As áreas A1, A2 e A3 na figura são iguais.

Onde são aplicadas as leis de Kepler?

Leis de Kepler

  • Por meio das leis de Kepler é possível determinar a forma das órbitas planetárias.
  • A figura (fora de escala) mostra que a órbita da Terra é elíptica e que o Sol está em um dos focos.
  • De acordo com a lei das áreas, para o mesmo intervalo de tempo, as áreas A1 e A2 são iguais.

Quando acontece o Perielio?

A distância entre a Terra e o Sol no periélio é de aproximadamente 147,1 milhões de quilômetros. … Isto ocorre uma vez por ano, por volta de catorze dias após o solstício de dezembro, próximo do dia 4 de janeiro.

Como calcular Afelio e periélio?

O ponto P, onde o planeta está a menor distância do Sol , é o periélio, e o ponto A, onde está mais afastado, é o afélio. A distância média entre o planeta e o Sol é igual ao semi-eixo maior da elipse.

Qual é o significado da palavra periélio?

[ Astronomia ] Ponto da órbita em que um planeta se acha mais próximo do Sol, por oposição a afélio. … [ Astronomia ] Relativo ao ponto da órbita em que um planeta está mais próximo do Sol (ex.: distância periélia, ponto periélio).

O que é o equinócio é o solstício?

Solstício e equinócio são fenômenos astronômicos que marcam a posição do Sol em relação à Terra e, consequentemente, o início das estações do ano nos hemisférios. … O equinócio ocorre também em dois momentos do ano, marcando o início da primavera e do outono.

ES INTERESANTE:  Como morreram os astronautas da Challenger

O que é periélio na geografia?

3ano_Suj6: periélio é quando a Terra está mais próxima do Sol em virtude da sua órbita que é elíptica, pois está aproximação ocorre em uma certa data do ano, sendo a data em que a Terra está mais próxima do Sol. Afélio é quando a Terra (planeta) está mais afastada do Sol.

Blog espacial