O que influencia no aquecimento desigual da superfície do nosso planeta?

Quais são os fatores que contribuem para o aquecimento desigual da superfície terrestre?

Resposta. A variação da incidência solar sobre a superfície terrestre e a convecção ou não das massas de ar, assim como a continentalidade.

O que é aquecimento desigual?

O Sol é a fonte de energia que controla a circulação da atmosfera. A energia solar não é distribuída igualmente sobre a Terra. … Esta distribuição desigual é responsável pelas correntes oceânicas e pelos ventos que, transportando calor dos trópicos para os pólos, procuram atingir um balanço de energia.

Por que o calor é distribuído de forma desigual na Terra?

A radiação solar é distribuída de forma desigual em todo o planeta terra, isso ocorre devido as diferenças de composição de pontos diferentes na atmosfera, os diferentes relevos, composição do solo e quantidade da água, até mesmo a velocidade do vento interfere.

ES INTERESANTE:  O que é astronomia para que serve

O que aquece o planeta?

O aquecimento terrestre, por meio do sol, é fundamental para a vida humana. Para o desenvolvimento da vida no planeta Terra é necessário luz e calor e o responsável por fornecê-los é o Sol. … O calor e a luminosidade proveniente dos raios vindos do Sol que alcançam a litosfera terrestre são chamados de insolação.

Quais são as principais causas do aquecimento global?

A principal relação é com a intensificação do efeito estufa, que muda o clima do planeta. Esse fenômeno natural é intensificado pelo aumento de emissões antrópicas dos gases de efeito estufa. A queima de combustíveis fósseis e o desmatamento são as principais fontes desses gases para a atmosfera.

Quais são os fatores que influenciam na existência das estações do ano 2 corretas?

As estações do ano acontecem por causa da inclinação da terra em relação ao sol. O movimento do nosso planeta em torno do sol, dura um ano. Esse movimento recebe o nome de translação e a sua principal conseqüência é a mudança das estações do ano. Se a Terra não se inclinasse em seu eixo, não existiriam as estações.

Como os ventos ajudam a distribuir o calor do sol?

Resposta. O vento origina-se do Sol, a maior fonte de calor e energia do universo. O movimento do ar é o resultado de uma propriedade intrínseca de seus gases, onde o ar frio desce e o ar quente sobe. … A circulação atmosférica e oceânica se reúnem para distribuir equitativamente o calor através da superfície da Terra.

Qual a relação entre o aquecimento desigual da terra e a origem dos ventos?

Espacialmente, o vento varia em escala global (macroescala), devido ao aquecimento desigual entre o Equador e os Polos (células de circulação, Figura 2.2), que juntamente com efeitos causados pela rotação da Terra (e.g. Efeito Coriolis) geram o chamado vento geostrófico; na escala regional (mesoescala), devido às …

ES INTERESANTE:  Por que o São Paulo tem 5 estrelas

Quais os fatores que influenciam na distribuição irregular do calor solar na superfície terrestre?

A variação do recebimento de energia solar depende do movimento de rotação, movimento de translação e da latitude do lugar.

Como o calor é distribuído pelo nosso planeta?

Da radiação emitida pela parte sólida da Terra, cerca de 90% é absorvida pela atmosfera, que irradia cerca de 80% novamente para o solo.

Qual o efeito do aquecimento desigual da Terra pelo Sol?

O movimento de massas de ar surge do aquecimento desigual da superfície do planeta pelo Sol. Isso faz com que massas de ar quente e frio se movimentem em um padrão complexo. A dinâmica entre corpos mais frios e mais quentes causa os vários fenômenos climáticos conhecidos.

Porque uma parte da Terra recebe mais diretamente a luz do Sol do que a outra?

Sim, as estações do ano definem quando haverá maior incidência de raios solares na superfície terrestre. Por exemplo, quando é verão no hemisfério sul, esta parte do planeta recebe mais raios solares enquanto isso no hemisfério norte é inverno e há menos incidência de raios solares.

Como o planeta Terra é aquecido?

A atmosfera da Terra é constituída de gases que permitem a passagem da radiação solar, e absorvem grande parte do calor (a radiação infravermelha térmica), emitido pela superfície aquecida da Terra. Esta propriedade é conhecida como efeito estufa.

Como ocorre o aquecimento do nosso planeta?

Aquecimento global é o processo de aumento da temperatura média dos oceanos e da atmosfera da Terra causado por massivas emissões de gases que intensificam o efeito estufa, originados de uma série de atividades humanas, especialmente a queima de combustíveis fósseis e mudanças no uso da terra, como o desmatamento, bem …

ES INTERESANTE:  Quais são as principais linhas imaginárias do planeta

Quem é o responsável pelo aquecimento do planeta Terra?

Os gases responsáveis pelo efeito estufa são vapor d’água, clorofluorcarbono (CFC), ozônio, metano, dióxido de carbono e óxido nitroso. Contudo, a concentração desses gases, principalmente o dióxido de carbono, aumentou significativamente na atmosfera nas últimas décadas.

Blog espacial