O que faz com que Mercúrio seja o planeta com a maior variação térmica do sistema solar?

Qual o motivo de mercúrio ter uma variação de temperatura tão grande?

Em Mercúrio, devido a sua proximidade com o Sol, a temperatura se eleva acima de 400° C durante o dia. A noite, devido à falta de atmosfera para manter o calor, a temperatura cai a -180° C.

Por que Mercúrio mesmo estando mais próximo do Sol não é o planeta mais quente?

Já Mercúrio, possuindo uma fina e pouquíssima densa atmosfera, não consegue prender minimamente a imensa quantidade de energia que chega do Sol até ele. Assim, as temperaturas na superfície desse planeta não passam dos 420°C (só, né…), mesmo estando bem perto da nossa estrela.

Qual o planeta mais quente do Sistema Solar por quê?

De facto, Vénus é o planeta mais quente do sistema solar, sendo mesmo mais quente do que Mercúrio, que está mais próximo do Sol. A sua temperatura média à superfície é de 460ºC devido ao forte efeito de estufa que acontece a grande escala em todo o planeta.

ES INTERESANTE:  Por que Plutão não pode mais ser considerado um planeta?

Qual é o planeta mais quente do Sistema Solar?

5 fatos sobre Vênus, o planeta mais quente do Sistema Solar.

Qual a variação máxima de temperatura de mercúrio?

A temperatura média da superfície de Mercúrio é de 169,35 °C (442,5 K), mas varia numa faixa de -173,15 °C (100 K) a 426,85 °C (700 K) devido à ausência de atmosfera e a um abrupto gradiente de temperatura entre o equador e os polos.

Qual a temperatura de mercúrio de dia e de noite?

A temperatura na superfície do lado de Mercúrio mais perto do Sol chega a 427 graus Celsius, uma temperatura quente o suficiente para derreter estanho. No lado oposto, ou lado da noite, a temperatura desce a -182 graus Celsius.

Por que a temperatura média de Vênus é mais alta do que a de Mercúrio?

A razão é que Vênus possui uma atmosfera muito densa, que retém o calor e faz com que a temperatura média no planeta seja de 450 graus. Trata-se de um efeito estufa similar ao verificado na Terra, embora muito mais intenso, devido ao de dióxido de carbono na atmosfera de Vênus, que se encontra em grande quantidade.

Qual é o planeta mais próximo do Sol é o mais distante do Sol?

Explicação: Mercúrio fica mais próximo e Netuno fica mais distante.

Por que o mercúrio se movimenta mais quando está em contato com um objeto quente do que quando está em contato com um objeto frio?

O mercúrio, como todos os materiais, dilata-se quando aumenta a temperatura. Por ser extremamente sensível, ele aumenta de volume à menor variação de temperatura, mesmo próxima à do corpo humano. … É dessa forma, pela expansão do líquido, que observamos a variação da temperatura em geral. Palavras-chave: Termômetro.

ES INTERESANTE:  O que é o nosso planeta recebe do Sol?

Porque Vênus é o planeta mais quente do Sistema Solar?

A atmosfera de Vênus é quase totalmente composta de dióxido de carbono, que aprisiona o calor que recebe elevando a temperatura do planeta.

Qual o planeta mais quente é o mais frio do Sistema Solar?

Os planetas mais quentes e mais frios do nosso sistema solar

Classificação planeta Temperatura Média (C)
1 Vênus 464
2 mercúrio 167
3 Terra 15
4 março -65

Qual é o planeta que tem a maior temperatura?

Se a pergunta fosse qual é o planeta do Sistema Solar no qual ocorre a maior temperatura, sem especificar que se trata da temperatura na superfície, a resposta seria Júpiter, cuja tempera no centro chega a cerca de 30.000 K.

Blog espacial