Melhor resposta: Quais características esses planetas compartilham?

Quais características desses planetas compartilham?

Resposta:Os planetas terrestres são os quatro mais próximos do sol: Mercúrio, Vênus, Terra e Marte . Eles têm superfícies rochosas, cercadas por atmosferas relativamente rasas. Já os gigantes de gás e gelo – Júpiter, Saturno, Urano e Netuno – são os mais afastados.

Quais características esses planetas compartilham Mercúrio Vénus Marte?

Mercúrio, Vênus, Terra e Marte são considerados planetas terrestres porque apresentam uma superfície sólida sem a incidência de anéis. Planetas terrestres são aqueles formados principalmente por rochas e metais, apresentam uma superfície sólida sem a incidência de anéis, como é o caso de Mercúrio, Vênus, Terra e Marte.

Quais as principais características dos planetas?

Os planetas podem ser considerados, grosso modo, como corpos celestes que, ao contrário das estrelas, não possuem luz própria, possuindo uma órbita estabelecida.

Qual é a temperatura dos planetas?

CaracterÃsticas gerais dos planetas

Mercúrio Vênus
Densidade (g/cm3) 5,4 5,2
Achatamento 0 0
Temperatura (C) (S=Sólido, n=nuvens) 407(S)dia -183(S)noite -43(n) 470(S)
Principais Componentes Atmosfera traços de Na,He,H,O 98%CO2, 3,5%N
ES INTERESANTE:  O que acontece com Jackson em Nasce uma estrela

Quais são as características do planeta Vênus?

O planeta Vênus é o mais quente do Sistema Solar e um dos mais brilhantes do céu, perdendo apenas para a lua. Por causa da intensidade do seu brilho é chamada de estrela da manhã, estrela da tarde, Estrela D’alva e joia do céu.

Quais são as principais características de Saturno?

Saturno, que é o segundo maior planeta do nosso sistema solar, tem um diâmetro nove vezes maior que o da Terra e é composto, em maior parte, por hidrogênio. O movimento de rotação do planeta Saturno é bastante acelerado, o que reverbera no achatamento de seus polos. …

Qual é a função dos planetas?

Os Planetas são corpos celestes sem luz e calor próprios, sólidos, arredondados e com gravidade própria, os quais giram em torno de uma estrela maior (órbita livre), que no caso do planeta Terra é o Sol. … Como todos os demais corpos, os planetas e as estrelas atraem outros corpos para junto de si.

Qual é o planeta mais frio do Sistema Solar?

Desde a desqualificação de Plutão como planeta, Netuno é considerado o planeta mais frio com temperaturas médias de -200ºC. Netuno é o oitavo planeta do sistema solar composto principalmente de hidrogênio e gases de hélio. Netuno experimenta variações de pressão e temperatura, dependendo da altitude.

Como podemos classificar os planetas?

Os planetas são geralmente divididos em dois tipos principais: os grandes e de baixa densidade planetas gigantes gasosos(ou jovianos), e os menores e rochosos planetas telúricos. … Segundo as atuais definições da União Astronômica Internacional, existem 8 planetas e 5 planetas anões no Sistemas Solar.

O que são planetas telúricos e jovianos quais suas características?

Planetas telúricos: Também são chamados de planetas terrestres, interiores ou rochosos. … Planetas jovianos: Também chamados de gigantes gasosos afastados, são planetas muito grandes com a atmosfera composta por gases (como o hidrogênio, o hélio e o metano) e se localizam longe de Sol.

ES INTERESANTE:  O que é uma galáxia ela tem a ver com a constelação explique?

Qual é o planeta que tem luz própria?

São eles Mercúrio e Vênus. Se o planeta tem uma órbita externa à da Terra, ele pode aparecer durante qualquer hora da noite, e seu brilho depende somente da distância e da parcela de sua face que estiver iluminada. Estes são Marte,Júpiter e Saturno. Urano e Netuno só podem ser vistos através de possantes telescópios.

Quais são os dois tipos de planetas?

Eles eram divididos em tipos de planetas: os planetas rochosos e os planetas gasosos. Esses dois tipos de planetas são denominados com base na constituição dos corpos celestes.

Qual é o planeta que tem a menor temperatura média Qual é a temperatura aproximada desse planeta?

Mercúrio (planeta)

Mercúrio
Planeta principal
Albedo 0,142 (geométrico) 0,068 (Bond)
Temperatura média: 166,85 ºC mínima: -183,15 ºC máxima: 426,85 ºC
Magnitude aparente −2,6 para 5,7

Qual é o planeta que tem o dia mais curto?

Júpiter é duas vezes maior que todos os outros planetas do sistema solar combinados e, no entanto, tem o dia mais curto de todos, levando 10 horas para girar em torno de seu eixo.

Qual o planeta que tem a menor temperatura?

Netuno é o planeta mais frio do Sistema Solar, com a temperatura chegando a incríveis -221oC.

Blog espacial