Melhor resposta: Porque a velocidade para um satélite orbitar um planeta depende da massa desse planeta

Conteúdo

O que ocorre com a velocidade de um planeta ao longo de sua órbita em torno do Sol?

É importante notar que a velocidade areolar é diferente da velocidade orbital do planeta. Essa última muda de acordo com a distância entre o planeta e o Sol — nas proximidades do periélio, a velocidade orbital aumenta, e no afélio, diminui, graças às variações no módulo da atração gravitacional.

Qual a relação entre a massa do planeta e a velocidade de escape?

A velocidade de escape não depende da massa do objeto que tenta escapar, mas se relaciona com a massa do planeta ou estrela (M) de onde se quer escapar, com o raio desse corpo celeste (R) e com a constante de gravitação universal (G), que possui valor de 6,67.10 11 N.m2/kg2.

Qual deve ser a velocidade orbital de um satélite?

Resposta: 7,47 km/s.

Onde a velocidade orbital de um planeta é massa?

resposta: A velocidade de um planeta é maior no periélio.

O que determina a velocidade de rotação de um planeta?

Velocidade do Movimento de Rotação



O cálculo para chegar nesta noção de 1.666 quilômetros por hora é feito através de uma divisão entre o valor do perímetro do planeta e o tempo gasto no movimento de rotação.

Como a massa se relaciona com o campo gravitacional?

O campo gravitacional é gerado nas regiões próximas aos corpos que têm massa. Seu valor é proporcional à massa e inversamente proporcional à distância ao centro do corpo.

ES INTERESANTE:  Pergunta: O que é a constituição do Universo

Qual é a relação entre a massa é a velocidade?

Resolução: A quantidade de movimento pode ser calculada multiplicando-se a massa de um corpo por sua velocidade. Essa grandeza física é vetorial, e sua unidade de medida, de acordo com o SI, é o kg. m/s.

Por que a massa aumenta com a velocidade?

Assim, como a massa é uma medida da inércia de um corpo, a massa de um objeto aumentando com a velocidade significa simplesmente que, à medida que um objeto acelera, sua inércia aumenta, e mais e mais energia é necessária para acelerá-lo até uma velocidade ainda maior.

Qual a relação entre a massa é a variação da velocidade?

Quando aumenta a velocidade do corpo a sua massa não se mantém constante, mas aumenta. O aumento da massa é tanto mais acentuado quanto mais perto a velocidade do corpo estiver da velocidade da luz c .

Como definir velocidade orbital?

Definição formal



A velocidade orbital de um corpo, geralmente um planeta, um satélite, seja ele natural ou artificial ou uma estrela múltipla, é a velocidade com a qual ele orbita ao redor do baricentro de um sistema, geralmente ao redor de um corpo de maior massa.

Como funciona a órbita de um satélite?

Um satélite orbita a Terra quando sua velocidade é equilibrada pela força da gravidade da Terra e sem esse equilíbrio o satélite voaria em linha reta para o espaço ou cairia de volta à Terra. Satélites orbitam a Terra em diferentes alturas, diferentes velocidades e caminhos diferentes.

Quanto maior a massa de um satélite maior será o seu período orbital?

Quanto maior a massa de um satélite, maior será o seu período orbital. Aplicando a terceira lei de Kepler (lei dos períodos), onde disse que o período orbital (T) só vai depender do raio (r) da órbita, sem depender da massa do satélite.

Em qual posição da órbita a Terra tem maior velocidade?

No periélio, a Terra encontra-se mais próxima do Sol, mantendo-se a aproximadamente 147 milhões de quilômetros. A velocidade nesse ponto da órbita é maior.

Quando um satélite está em órbita a força gravitacional da Terra sobre ele atua como?

Lembrando que a força gravitacional em um satélite ou em uma nave em órbita da Terra atua como uma força centrípeta, podemos chegar a uma expressão para a velocidade de um satélite em órbita circular (ou de um planeta em torno do Sol em uma órbita “quase” circular).

Como explicar a 1 lei de Kepler?

A Primeira Lei de Kepler diz que a órbita dos planetas em torno do Sol é elíptica e contém o Sol em um dos focos. A 1ª Lei de Kepler, também conhecida como “Lei das Órbitas”, é enunciada da seguinte forma: “Todos os planetas movem-se ao redor do Sol em órbitas elípticas, estando o Sol em um dos focos.”

Quanto maior a massa maior a energia cinética?

Quanto maior a velocidade do carro, maior a energia cinética. Considerando um caminhão que tivesse a mesma velocidade do carro, mas possui maior massa, maior também será o trabalho realizado, ou seja , maior a energia cinética.

O que provoca o movimento de rotação da Terra?

A origem do movimento de rotação, segundo as teorias mais aceitas, está relacionada com o processo de formação da própria Terra. O nosso planeta e todo o nosso Sistema Solar foi formado em um único processo, que se originou de uma nuvem de gás e poeira que também estava em rotação em conjunto com a nossa galáxia.

O que aconteceria se a Terra parasse de girar por 5 segundos?

Resposta na lata: tudo sairia voando! “É impossível que o planeta pare de girar de modo abrupto, mas, se isso acontecesse, tudo aquilo que se encontra na superfície terrestre seria arrancado violentamente: as cidades, os oceanos e até o ar da atmosfera”, afirma Rubens Machado, do departamento de astronomia da USP.

ES INTERESANTE:  O que são asteróides Meteoroides meteoros e meteoritos

Quanto maior a massa maior a gravidade?

A força de atração gravitacional depende das massas dos corpos envolvidos. Quanto maior a massa, maior será a força de atração existente entre eles.

Qual é o peso de uma pessoa de 80 kg na Lua?

Qual o peso de uma pessoa de 80 kg na Lua? A massa nao se altera, sendo assim a massa da pessoa na lua continua 80 Kg.

Porque as massas se atraem?

De acordo com Isaac Newton: “Dois corpos atraem-se por uma força que é diretamente proporcional ao produto de suas massas e inversamente proporcional ao quadrado da distância que os separa.”

Quanto mais massa mais energia?

Na teoria da relatividade, este resultado é amplamente generalizado. Com o auxílio desta teoria, Einstein estabeleceu a relação geral entre a energia e a massa, que é dada por uma fórmula muito simples: A energia dum corpo ou dum sistema de corpos é igual à massa multiplicada pelo quadrado da velocidade da luz.

Quanto mais próximo da velocidade da luz maior a massa?

Isso acontece quando a velocidade aumenta a valores bem próximos da rapidez luminosa. A 99,999% da velocidade da luz, um corpo fica 224 vezes mais pesado, e a 99,99999999%, o aumento é de 70 mil vezes.

Qual a relação da aceleração com a massa é a força?

A relação entre a massa de um corpo, a força aplicada e a aceleração que ele adquire graças a essa força é dada pela segunda lei de Newton: “A aceleração produzida em um corpo por uma força, é diretamente proporcional à intensidade da força e inversamente proporcional à massa do corpo”.

Quanto maior a velocidade menor a massa?

Segundo o que diz a teoria da relatividade, a massa depende da massa inercial do objeto em repouso e da sua velocidade. Portanto, Einstein, em sua teoria, afirma que quanto maior for a velocidade, maior será também sua massa inercial.

Como a massa interfere na quantidade de movimento?

A quantidade de movimento é uma grandeza vetorial determinada pela massa do corpo multiplicada pelo seu vetor velocidade: Como a massa é uma grandeza escalar, o vetor quantidade de movimento será paralelo ao vetor velocidade, tendo a mesma direção e sentido.

Quando a velocidade de um corpo aumenta podemos afirmar que?

Movimento acelerado: Quando a velocidade de um corpo aumenta a cada segundo, dizemos que o seu movimento é acelerado.

Quando a velocidade de um corpo com uma determinada massa duplica o que acontece com a energia cinética desse corpo?

A partir disso, conclui-se que se duplicarmos a massa de um corpo, mantendo sua velocidade, a sua energia cinética também irá duplicar. Por outro lado, a velocidade está elevada ao quadrado, então se o seu valor duplicar e sua massa permanecer constante, a energia cinética será quadruplicada.

Como se determina a velocidade de um corpo em movimento?

A fórmula da velocidade de um objeto em movimento retilíneo uniforme (ou seja, se movendo em linha reta e com velocidade constante) é dada por: v = Δs/Δt, onde Δs é o deslocamento e Δt é o intervalo de tempo.

Qual é a relação entre velocidade e aceleração?

A velocidade de um corpo nos diz quão rapidamente ele se move. A aceleração nos diz com que rapidez a velocidade muda. A aceleração é a mudança de velocidade dividida pelo tempo. A palavra “aceleração” aplica-se tanto para o aumento quanto para a diminuição da velocidade.

Qual é a velocidade orbital de um planeta?

A velocidade orbital de translação no afélio será de 105.444 km/h, cerca de 3.600 km a menos por hora do que a velocidade no periélio.

ES INTERESANTE:  Melhor resposta: Quais os temas principais que o livro A Hora da Estrela trata

Como conseguimos definir a velocidade orbital de um satélite artificial?

Considerando o planeta da figura com massa M e um satélite de massa m em órbita circular, de raio r, em torno desse planeta, podemos obter a velocidade do satélite com a Lei da gravitação universal e uma expressão para o período do satélite através da terceira Lei de Kepler.

Quando o planeta está mais próximo do Sol sua velocidade aumenta?

Ao aproximar-se do Sol, a velocidade orbital dos planetas tende a aumentar. A velocidade orbital do planeta depende do raio de sua órbita, portanto, depende de sua posição relativa ao Sol.

Porque o satélite não cai?

A velocidade de giro da Lua ao redor da Terra mantém-na em um movimento de queda infinito ao redor do planeta, por isso, o astro nunca atinge o solo terrestre. O movimento da Lua não encontra resistência no espaço, pois ocorre no vácuo, a velocidade é mantida e nosso satélite sempre se manterá em órbita.

Porque a Terra não sai de órbita?

A Terra gira em torno do Sol porque continua mantendo o movimento da nuvem de partículas que a formou e porque tem uma órbita estável, graças ao equilíbrio existente entre sua velocidade e a força gravitacional exercida sobre ela pelo sol.

Por que os satélites orbitam os planetas em vez do Sol que tem uma massa muito maior?

Resposta verificada por especialistas



Os satélites naturais estão muito mais próximos dos planetas do que das estrelas, por isso eles são mais afetados pela gravidade dos planetas do que pela do sol, mas o sol também consegue gerar força de atração, é por isso que a órbita das luas é tão estática.

Onde a velocidade orbital de um planeta é massa?

resposta: A velocidade de um planeta é maior no periélio.

Qual a velocidade máxima de um satélite?

Permanecem, assim, ao longo do tempo, na mesma posição em relação à Terra. A sua altitude é de cerca de 35 860 km, a sua distância em relação ao centro do planeta é de cerca de 42 230 km e a sua velocidade de cerca de 11 000 km/h.

O que mantém os satélites artificiais em órbita?

Um satélite em órbita não está além do alcance da gravidade da Terra. Na verdade, a gravidade é o que o mantém lá – sem gravidade, ele voaria em um caminho reto. À medida que ele orbita, está sempre caindo, embora nunca chegue ao chão.

Quando um planeta se aproxima do Sol a sua velocidade?

Ao aproximar-se do Sol, a velocidade orbital dos planetas tende a aumentar. A velocidade orbital do planeta depende do raio de sua órbita, portanto, depende de sua posição relativa ao Sol.

Porque a velocidade é maior perto do Sol?

De acordo com a segunda Lei de Kepler, um planeta em órbita descreve áreas iguais em intervalos iguais de tempo. Para que isso seja possível, ele adquire uma maior velocidade quando a distância ao Sol é menor.

Quanto mais perto do Sol maior a velocidade?

A principal consequência dessa lei é a variação que ocorre na velocidade orbital, pois, quando o planeta estiver no periélio, ou seja, mais perto do Sol, terá velocidade maior, mas, se estiver no afélio, ou seja, mais distante do Sol, terá velocidade menor.

Qual a velocidade orbital da Terra em torno do Sol?

Durante o periélio, a Terra fica a cerca de 147 milhões de quilômetros, e durante o afélio, a cerca de 152,1 milhões de quilômetros do Sol. A trajetória realizada pela Terra durante a translação descreve uma órbita elíptica de excentricidade 0,0167 e semieixo maior com 149,6 milhões de quilômetros.

Blog espacial