A resposta mais eficaz: Qual dos planetas acima demora mais de um dia para completar sua rotação

Conteúdo

Em que planeta o movimento de rotação demora mais tempo para acontecer?

VÊNUS. Rotação: -243,01 dias Vênus apresenta o maior tempo de rotação do Sistema Solar: leva cerca de 243 dias para completar uma volta em torno do próprio eixo. Enquanto a maioria dos planetas gira em sentido anti-horário (tendo como referência o Polo Norte terrestre), Vênus realiza rotação no sentido horário.

Qual planeta tem a rotação mais lenta?

O planeta com a rotação mais lenta do sistema solar é Vênus, com uma duração de 243 dias terrestres. A rotação mais rápida, no entanto, é de Júpiter, onde um dia dura 9 horas e 55 minutos para acontecer.

Qual planeta demora mais tempo para completar uma volta em torno do Sol?

O planeta Mercúrio possui três recordes: é o mais rápido, o mais próximo do sol e o menor planeta do sistema solar.

Qual o tempo de rotação de cada planeta do Sistema Solar?

Aqui na Terra, um dia corresponde a 24 horas e o ano corresponde a 365 ou 366 dias.



Quantos anos você tem?

Planeta Período de Rotação Período de Translação
Mercúrio 58,6 dias 87,97 dias
Vênus 243 dias 224,7 dias
Terra 0,99 dia 365,26 dias
Marte 1,03 dias 1,88 anos

Qual é o planeta que tem o dia mais longo?

Já se sabia que Vênus tem o dia mais longo – o tempo que o planeta leva para realizar uma única rotação em seu eixo – de qualquer planeta de nosso sistema solar, mas havia discrepâncias entre estimativas anteriores. O estudo revelou que uma única rotação venusiana demora 243,0226 dias terrestres.

ES INTERESANTE:  Por que dizemos que o deslocamento das estrelas no céu é um movimento aparente

Porque Júpiter tem o dia mais curto?

O motivo de tanta rapidez é simples: como ele é o planeta mais próximo do Sol, sua órbita é a menor de todas.

Porque Júpiter gira tão rápido?

O que gira mais rápido em torno de si mesmo é Júpiter. … O motivo de tanta rapidez é simples: como ele é o planeta mais próximo do Sol, sua órbita é a menor de todas. Mas o trajeto mais curto não é a única explicação para a translação ligeira.

Qual dos planetas do Sistema Solar leva mais tempo no movimento de translação?

Na translação, o recordista é Mercúrio, cujo ano dura apenas 88 dias.

Porque a rotação de Vênus é lenta?

Estes efeitos se originaram de perturbações no disco protoplanetário quando o sistema solar todo estava em formação: nessa época as colisões entre corpos menores que vieram posteriormente a formar os planetas devem ter invertido o sentido de rotação de Vênus e Urano.

Qual é o nome da maior estrela do universo?

1º – VY Canis Majoris: também conhecida como VY Cma, essa hipergigante possui um brilho avermelhado, sendo 2.100 vezes maior que o Sol em diâmetro. Para se ter ideia de sua magnitude, dentro dela caberia quase três bilhões de planetas iguais à Terra.

Qual é o nome da primeira estrela que aparece no céu?

Vénus atinge seu brilho máximo algumas horas antes da alvorada ou depois do ocaso, sendo por isso conhecido como a estrela da manhã (Estrela-d’Alva) ou estrela da tarde (Vésper); também é chamado Estrela do Pastor.

Qual é o nome da estrela mais próxima da Terra?

Distanciada a aproximadamente 4,4 anos-luz de nós, Alpha Centauri é nossa vizinha mais próxima. Diferente do que parece para nós quando a observamos, ali em Alpha Centauri estão localizados não só uma, mas sim três estrelas próximas!

Qual o planeta mais rápido do universo?

Sistema solar – Mercúrio – O mais rápido dos planetas

Distância média do Sol: 57.910.000 km
Rotação: 58 horas
Translação: 87 dias
Diâmetro: 4.878 km
Massa: 3,303 x 1023 kg

Qual e o maior dos planetas?

Júpiter é o maior planeta do Sistema Solar, com mais de 142 mil quilômetros de diâmetro. É o quinto planeta a partir do Sol, localizado entre Marte e Saturno.

Qual planeta possui menor período de rotação?

Visível do nosso planeta, Vênus é o segundo planeta a partir do Sol e o mais perto do planeta Terra. Seu movimento de rotação é um dos mais lentos, com 243 dias para completar a volta em torno de si mesmo; e, o movimento de translação de 225 dias aproximadamente.

Quais planetas fazem o movimento de rotação?

Rotação dos planetas do Sistema Solar

Mercúrio 58,6 dias terrestres
Terra 23 horas e 56 minutos
Marte 24 horas e 37 minutos terrestres
Júpiter 9 horas e 48 minutos terrestres
Saturno 10 horas e 12 minutos terrestres

Qual o planeta mais curto durante o dia?

Jupiter tem apenas uma pequena inclinação de 3 °, portanto, não experimenta estações como Terra e Marte. Jupiter tem o dia mais curto de todos os oito planetas do sistema solar. Completa uma rotação em seu eixo em dez horas.

Qual é o planeta mais frio?

Urano é o planeta mais frio do Sistema Solar, chegando a -224ºC. O gigante gasoso conta ainda com ventos de 900km/h e um caracterísitca única entre os planetas dos Sistema Solar – sua rotação é virada de lado. É como se o planeta rolasse no sentido da sua translação.

ES INTERESANTE:  Como saber qual é o meu planeta

Qual planeta não tem chão?

A composição química de Júpiter é muito diferente da composição da Terra: gás hidrogênio (90% da matéria do planeta), hélio (10%) e traços de gás metano, gás amônia e um pouco de vapor d’ água. É um planeta predominantemente gasoso, de modo que basicamente não possui chão.

Tem água em Júpiter?

Estudo aponta que a água na lua de Júpiter está mais próxima da superfície do que se pensava. Europa tem sido um candidato para encontrar vida no nosso sistema solar devido ao seu vasto oceano, que se acredita conter água líquida – um ingrediente chave para a vida.

Qual é o planeta mais quente do mundo?

Apesar de ser o segundo planeta em relação ao Sol, Vênus é o planeta mais quente do Sistema Solar. Este planeta fica, em média, a cerca de 108 milhões de quilômetros do Sol (ou seja, está 30% mais próximo dele do que a Terra), mas o forte calor se deve, na maior parte, à atmosfera ali.

Qual é o planeta mais bonito do mundo?

Resposta. júpiter é considerado o planeta mais bonito do sistema solar.

Qual é a idade do Sol?

Mercúrio é o menor dos planetas do sistema solar e, também, aquele que está mais perto do Sol. Além disso, a superfície lá é cinza e apresenta crateras que lembram a Lua. Por ser o mais próximo do nosso astro-rei, Mercúrio é considerado o primeiro na ordem dos planetas.

Quanto tempo Júpiter leva para completar o movimento de rotação?

Júpiter é o planeta que tem os menores dias e noites quando comparado com a Terra – a cada 10 horas ele completa um ciclo de dia e noite.

É um planeta anão?

Atualmente, reconhecemos quatro planetas anões em nosso Sistema Solar, além de Plutão: Ceres, Haumea, Makemake e Éris. Geralmente, eles têm massas muito pequenas, de forma que não são os astros dominantes em suas órbitas e às vezes possuem luas que têm tamanhos muito parecidos com o do próprio planeta anão que orbitam.

Quanto tempo dura o movimento de rotação de Urano?

Período de rotação: 18 horas. Período de translação: 84 anos. Temperatura média: -195°C. Composição atmosférica: hidrogênio, hélio e metano.

O que tem no planeta Vênus?

Características de Vênus



Pelo menos 97% de composição atmosférica é feita por dióxido de carbono. Há também 3% de nitrogênio e traços de dióxido de enxofre, vapor d’água, monóxido de carbono, argônio, hélio, neônio, cloreto de hidrogênio e fluoreto de hidrogênio.

Como Vênus gira?

No Sistema Solar, apenas Vênus e Urano têm a chamada rotação retrógrada (ou seja, giram em sentido contrário ao dos outros planetas, incluindo a Terra). Os astrônomos acreditam que sua rotação tenha sido, no princípio, como a dos demais planetas.

Qual é a rotação de Mercúrio?

Ora, Mercúrio tem um equilíbrio rotação-órbita 3/2, o que quer dizer que por cada três rotações faz duas órbitas ao Sol. Um dia em Mercúrio tem, então, 59 dias terrestres e um ano vale 88 dias.

Qual é a cor do Sol?

E o resultado que vemos é a luz branca. Essa é considerada a “verdadeira” cor do Sol. Legenda da foto, Do espaço, o Sol aparece em sua verdadeira cor: o branco.

Qual é a temperatura do Sol?

Podemos ver cinco planetas do Sistema Solar a olho nu: Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno. O mais legal é que, às vezes, alguns deles ficam mais perto uns dos outros em uma fila que atravessa a abóbada celeste.

ES INTERESANTE:  Perguntas frequentes: Qual é o nome dado às extremidades do planeta Terra

Qual é o nome da estrela que fica perto da Lua?

Cientificamente não é uma estrela, conforme muita gente acredita, mas sim o Planeta Vênus que, quando visto ao amanhecer recebe popularmente esta denominação. É também conhecido como Estrela Matutina ou Estrela-da-manhã.

Porque tem uma estrela vermelha no céu?

A cor das estrelas depende do calor que chega do núcleo à superfície delas e tem, portanto, relação com a sua temperatura. As estrelas com superfície mais quente apresentam cores branca ou azulada, e aquelas de cor avermelhada são as que têm a superfície menos quente.

Qual é a estrela mais brilhante do céu?

Sirius: a estrela mais brilhante do céu noturno



Sirius A tem magnitude aparente de -1,46 (quanto menor o número, maior o brilho) e brilha 20 vezes mais que o Sol. Ela fica a apenas 8,7 anos-luz de nós e é considerada a sétima estrela mais próxima da Terra.

Quantas estrelas iguais ao Sol existem?

A busca pela Terra 2.0



Há milhões de estrelas relativamente próximas semelhantes ao Sol.

Qual é o astro que não tem luz própria?

OS PLANETAS SÃO ASTROS QUE NÃO TEM LUZ PRÓPRIA E REFLETEM A LUZ QUE RECEBEM DO SOL. NOSSO SISTEMA SOLAR É COMPOSTO POR OITO PLANETAS, SÃO ELES: MERCÚRIO, VÊNUS, TERRA, MARTE, JÚPITER, SATURNO, URANO E NETUNO.

Qual e o maior planeta doce?

Júpiter é o maior planeta do sistema solar, ele está situado entre Marte e Saturno.

E possível haver vida no planeta Mercúrio?

A proximidade de Mercúrio com o Sol (é o planeta mais próximo dessa estrela) torna o desenvolvimento da vida nesse planeta bastante difícil, pois há altas e baixas temperaturas, instabilidades climáticas, atmosfera fraca e uma superfície escura, talvez devido à presença de grafite ou mesmo pelas altas temperaturas, que …

O que tem dentro de Mercúrio?

O planeta é formado de aproximadamente 70% de material metálico e 30% de silicatos. Sua densidade é a segunda maior do sistema solar, de 5,427 g/cm³, um pouco menor apenas do que a terrestre, de 5,515 g/cm³.

Qual planeta possui menor período de rotação?

Visível do nosso planeta, Vênus é o segundo planeta a partir do Sol e o mais perto do planeta Terra. Seu movimento de rotação é um dos mais lentos, com 243 dias para completar a volta em torno de si mesmo; e, o movimento de translação de 225 dias aproximadamente.

Quanto tempo o planeta Terra demora para fazer o movimento de rotação?

Na escola, aprendemos que a Terra gira ao redor do Sol e em seu próprio eixo – os movimentos responsáveis pela existência do dia e da noite, além das estações; mas há outros movimentos realizados pelo planeta. Para girar sobre seu próprio eixo, a Terra leva exatamente 23 horas, 56 minutos e 4,1 segundos.

Por que Vênus tem uma rotação lenta?

Embora se assemelhe ao nosso planeta por sua massa e tamanho, o planeta vizinho tem uma atmosfera muito mais densa, cujo atrito pode modificar sua rotação em função dos ventos e das temperaturas.

Qual o planeta tem o dia mais curto qual tem o dia mais longo justifique?

Resposta: Pode-se dizer que o planeta que tem o dia mais curto é Saturno e o planeta que tem o dia mais longo é Vênus. Explicação: Nesse sentido, sabemos que Saturno é o sexto planeta mais distante do sol dentro do sistema solar, sendo o segundo maior dentre todos.

Blog espacial