a melhor resposta: Qual é o nome popular é o nome científico da estrela do mar

A estrela-do-mar-comum (Asterias rubens) é uma espécie de equinodermo asteroideo da família Asteriidae, é o mais comum e familiar das estrelas-do-mar no nordeste do Oceano Atlântico.



Asterias rubens.

Domínio: Eukaryota
Ordem: Forcipulatida
Família: Asteriidae
Gênero: Asterias
Espécie: A. rubens

Qual é o tipo de reprodução da estrela-do-mar?

As estrelas-do-mar também são conhecidas por serem capazes de realizar reprodução assexuada através da fissão de seus corpos. Cada porção após o corte, se viáveis, são capazes de se regenerar produzindo assim clones do indivíduo original.

Quais os tipos de estrela-do-mar?

Outros exemplos de tipos de estrelas-do-mar



Echinaster sepositus. Marthasterias glacialis – Estrela-do-mar de espinhos. Astropecten irregularis. Luidia ciliaris.

Tem estrela-do-mar no Brasil?

Atualmente no Brasil sete espécies de estrela-do-mar são consideradas vulneráveis (VU) pelo Instituto Chico Mendes de Conservação (ICMBio). As mais conhecidas são a Oreaster reticulatus, popularmente chamada de estrela-do-mar almofadada e a Echinaster brasiliensis, conhecida como estrela-do-mar vermelha.

Que significa estrela-do-mar?

Significado de Estrela-do-mar



substantivo feminino Gênero de animais marinhos em forma de estrela de cinco braços, do grupo dos equinodermos. (As estrelas-do-mar, carnívoras, de braços flexíveis que se renovam facilmente, atingem, em certas espécies, o diâmetro de 50 cm.).

É correto afirmar que a estrela-do-mar é um animal?

De modo geral, podemos definir a estrela-do-mar como um animal invertebrado pertencente ao filo dos Equinodermos.

ES INTERESANTE:  Qual o planeta do sistema solar que tem mais luas

Tem como criar uma estrela-do-mar?

A contaminação ocorre também em aquários que utilizaram destas águas. Pesquisadores estão estudando o caso. A estrela do mar e diversos outros equinodermos estão ameaçados de extinção, por isso sua captura é proibida, segundo Ministério do Meio Ambiente (21/05/2004).

Qual a estrutura da estrela-do-mar?

O corpo de uma estrela-do-mar consiste de um disco central e cinco raios ou braços afilados. Na superfície aboral ou superior há espinhos calcários, os quais são partes do esqueleto. Brânquias dérmicas (pápulas) pequenas e moles projetam-se da cavidade do corpo entre os espinhos para a respiração e excreção.

Como se fala estrela-do-mar?

[ Zoologia ] Animal marinho com feitio de estrela de cinco braços, do ramo dos equinodermos. Plural: estrelas-do-mar. Plural: estrelas-do-mar.

Porque não pode tocar na estrela-do-mar?

Pode pegar estrela-do-mar na mão? A estrela-do-mar serve de alimento para outros animais, como peixes e caranguejos. Não representa perigo para o homem, pois seus espinhos não são pontudos nem têm veneno. Mesmo assim, não é indicado pegá-la na mão, pois podemos machucá-la por ser frágil.

Como é estrela-do-mar de verdade?

Na verdade, ela é um animal invertebrado, assim como formigas, minhocas, aranhas, águas-vivas e muitos outros. A estrela-do-mar é invertebrada, faz parte do filo Equinodermos (em que se encontram os pepinos-do-mar e os ouriços-do-mar), tendo como característica principal o esqueleto de calcário sob a pele.

Qual a menor estrela-do-mar?

Cientistas descobrem menor estrela-do-mar. Cientistas do Museu Victoria, na Austrália, divulgaram hoje imagens da menor estrela-do-mar do mundo, que mede menos de 5 mm. A estrela espinha do remo foi encontrada nos oceanos do sul da Austrália. A espécie parece um delicado floco de neve.

Quantas estrelas tem no mar?

Terceiro livro de uma série destinada ao público infanto-juvenil, “Quantas estrelas existem no mar?” chegará às livrarias com o propósito de despertar em crianças e adolescentes a importância da preservação da biodiversidade.

Quantos braços tem uma estrela-do-mar?

Eles são encontrados desde as águas mais rasas da zona entremarés até as inexpugnáveis profundidades abissais, 6.000 m abaixo da superfície. Tipicamente, estrelas têm cinco braços. Na maioria dos casos, isto também se aplica às estrelas-do-mar.

O que acontece com estrela em mar de amor?

O amor entre Estrela (Zuria Vega) e Vítor Manuel (Mario Cimarro) finalmente supera todos os problemas e o casal consegue ser feliz junto. E no último capítulo da novela Mar de Amor, exibida pelo SBT, o escritor se casa com a pescadora.

Qual é a origem da estrela-do-mar?

Existem estrelas-do-mar provenientes da zona do Mediterrâneo, outras com características das águas boreais (que ocorrem também no Norte da Europa) e ainda com características das águas africanas (no caso da Madeira).

ES INTERESANTE:  Como calcular o raio do planeta Terra

Qual é o animal que come a estrela-do-mar?

A estrela-do-mar serve de alimento para outros animais, como peixes e caranguejos.

É correto afirmar que o Sol é uma estrela?

O Sol é a estrela mais próxima da Terra, dista aproximadamente 150 milhões de quilômetros de nós, e é responsável por manter todo o Sistema Solar em sua interação gravitacional: oito planetas e os demais corpos celestes que o compõem, como planetas anões, asteroides e cometas.

Quanto tempo a estrela-do-mar sobrevive?

O tempo que uma estrela-do-mar vive varia muito conforme a espécie. Algumas chegam a dez anos de idade; já outras podem viver mais de 30 anos.

Como uma estrela-do-mar se move?

As estrelas do mar são animais equinodermos que possuem cinco ou mais braços. Assim como outros animais, elas se movem por meio de uma coordenação feita pelo sistema nervoso e também de acordo com suas características físicas.

Quanto tempo demora para uma estrela-do-mar se reproduzir?

Quanto tempo leva para uma estrela do mar regenerar? A estrela retoma a alimentação assim que o sistema digestivo estiver fechado, mesmo antes de este estar completamente regenerado. A regeneração completa pode demorar até um ano.

Como a estrela-do-mar se defende?

Muitas espécies de equinodermos têm na base dos espinhos estruturas chamadas de pedicelárias. As pedicelárias são espécies de pinças que podem ajudar o animal a se defender ou apenas auxiliar na “limpeza” da superfície corpórea do animal.

Quantas pontas tem uma estrela-do-mar?

Em geral, tem cinco pontas, mas algumas estrelas podem ter mais de dez. O jeito de andar da estrela-do-mar é bem diferente do seu (espero!). Esse animal dobra e gira as pontas (também chamadas de braços) quando passeia pelo fundo do mar ou em espaços irregulares entre rochas.

Qual é o processo de formação da palavra estrela-do-mar?

Qual o processo de formação da palavra estrela do mar? As estrelas de mar pertencem à classe Asteroidea (do grego aster, estrela + eidos, forma + ea, caracterizado por).

Qual é o nome da estrela-do-mar em inglês?

nome [Zoologia] starfish.

Como fala estrela em português?

es·tre·la |ê|

Como é a boca de uma estrela-do-mar?

Equinodermo pentâmero, com um disco central e braços dispostos radialmente. A boca encontra-se no centro da superfície oral, virada diretamente para o substrato, rodeada por cinco mandíbulas triangulares de placas múltiplas. Palavra-chave: animal, invertebrado, regeneração, pés ambulacrários.

Pode tirar estrela-do-mar da água?

As estrelas do mar respiram através das pápulas, onde seu oxigênio é obtido através da água. No momento que tiramos a estrela da água elas são intoxicadas por dióxido de carbono, fazendo com que a estrela desenvolva uma embolia, podendo a levar à morte entre 3 e 5 minutos.

ES INTERESANTE:  Em qual posição o planeta Terra se encontra em relação ao Sistema Solar

O que acontece se cortar uma estrela-do-mar no meio?

bem, pois as estrelas do mar se regeneram, e assim vao se multiplicando, exemplo se vc cortar uma estrela do mar ao meio , as duas partes cortadas dela vai se regenerar, ou seja crescer denovo.

O que a estrela-do-mar precisa para respirar?

Já as estrelas-do-mar se alimentam de ostras, mexilhões, outros equinodermos, corais e anêmonas-do-mar. Esses animais respiram através de pequenas brânquias que se encontram ao redor da boca do animal.

Qual assunto principal da história a lenda da estrela-do-mar?

GERALMENTE, ELAS TÊM A FINALIDADE DE EXPLICAR O UNIVERSO, A NATUREZA E AS RELAÇÕES HUMANAS. A LENDA DA ESTRELA DO MAR É UMA HISTÓRIA MÁGICA QUE CONTA COMO UMA ESTRELINHA QUE VIVIA NO CÉU FOI PARAR NO FUNDO DO MAR E COMO UM SOL QUE ERA MUITO BRAVO SE TORNOU GENTIL.

Qual é a maior estrela-do-mar do mundo?

A estrela-do-mar-girassol (Pycnopodia helianthoides), conhecida internacionalmente como Seastar Girassol, é considerada atualmente a maior estrela-do-mar do mundo. Encontrada comumente no Pacífico, estes seres geralmente têm de 16 a 24 membros.

Tem no céu mas não tem estrela?

Piadas e Advinhas



Qual é o céu que não tem estrelas? – O céu da boca.

Qual o tamanho da estrela-do-mar?

Qual o tamanho de uma estrela-do-mar? Existem cerca de 1.800 espécies de estrela-do-mar. Sua coloração pode ser marrom, vermelha, laranja, rosada, dentre outras. A maioria delas tem entre 20 e 30 centímetros de diâmetro.

Como é estrela-do-mar de verdade?

Na verdade, ela é um animal invertebrado, assim como formigas, minhocas, aranhas, águas-vivas e muitos outros. A estrela-do-mar é invertebrada, faz parte do filo Equinodermos (em que se encontram os pepinos-do-mar e os ouriços-do-mar), tendo como característica principal o esqueleto de calcário sob a pele.

Como estrela-do-mar nasceu?

A maioria das estrelas-do-mar é ovípara, ou seja, elas botam ovos. A partir da união dos espermatozóides e óvulos liberados, se formam uma grande quantidade de ovos. Eles normalmente são depositados no fundo do mar ou, em algumas poucas espécies, em estruturas incubadoras que seus pais têm sobre o corpo.

Qual assunto principal da história a lenda da estrela-do-mar?

GERALMENTE, ELAS TÊM A FINALIDADE DE EXPLICAR O UNIVERSO, A NATUREZA E AS RELAÇÕES HUMANAS. A LENDA DA ESTRELA DO MAR É UMA HISTÓRIA MÁGICA QUE CONTA COMO UMA ESTRELINHA QUE VIVIA NO CÉU FOI PARAR NO FUNDO DO MAR E COMO UM SOL QUE ERA MUITO BRAVO SE TORNOU GENTIL.

Como a estrela-do-mar?

A estrela-do-mar se movimenta usando centenas de patinhas tubulares situadas em sua parte inferior. Essas patas parecem pequenas pernas, e cada uma tem uma ventosa na ponta. … As estrelas-do-mar se alimentam de crustáceos, ostras e lesmas, usando as patas tubulares para despedaçar a carapaça de presas maiores.

Blog espacial