Em qual região do planeta está a maior concentração de água doce * 1 ponto?

Onde está a maior concentração de água doce do planeta?

O Brasil possui a maior reserva de água doce do mundo, com 12% do total disponível no planeta.

No País está 12% do total de água doce disponível no planeta; confira a lista com os cinco rios mais importantes para a vida dos brasileiros

  1. Rio Amazonas. …
  2. Rio São Francisco. …
  3. Rio Tocantins. …
  4. Rio Paraná …
  5. Rio Tietê

21.12.2016

Onde se encontra a maior concentração de água?

Para nós, que depois de tantos anos de evolução nos habituamos a viver na superfície, não surpreende muito dizer que os oceanos são responsáveis pela maior reserva de água da Terra: cerca de 97% da água existente em nosso planeta está distribuída entre os oceanos, Atlântico, Índico, Pacífico e Ártico.

Qual a quantidade de água doce no planeta?

Do total de água disponível no planeta, 97% estão nos mares e oceanos (água salgada) e apenas 3% são água doce.

Onde se encontra a maior concentração de água no Brasil?

De acordo com dados do Ministério do Meio Ambiente, a Região Hidrográfica Amazônica representa cerca de 40% do território brasileiro e possui mais de 60% de toda a disponibilidade hídrica do País.

ES INTERESANTE:  Qual a posição do planeta Vênus?

Onde há a maior concentração de água doce e a menor?

A água dos continentes concentra-se praticamente nas calotas polares, glaciais e no subsolo, distribuindo-se a parcela restante, muito pequena, por lagos e pântanos, rios, zona superficial do solo e biosfera, o que faz pensar que o continente que tem a maior concentração de água doce é a Antártida.

Onde se encontra a maior parte da água que existe na hidrosfera?

Toda parte líquida do planeta Terra é denominada de hidrosfera, tendo como maior representante os oceanos. A hidrosfera corresponde a toda parte líquida contida no planeta. Os oceanos são responsáveis por 97,2% de toda a água, isso significa que cerca de 2/3 da superfície do planeta são cobertos por oceanos.

Qual é a porcentagem de água no planeta?

​A água cobre cerca de 70% da superfície da Terra e totaliza um volume de 1386 milhões de quilómetros cúbicos ([1]).

Onde está a água doce do planeta?

No planeta, de toda a água existente cerca de 97% é água salgada. A água doce representa 2,5%-2,75% de toda a água da Terra, estando em rios, lagos, aquíferos e vapor.

Qual é a quantidade de água que há no planeta?

O planeta Terra tem muita, mas muita água. A quantidade é tanta que é até complicado dizer esse número que, segundo estimativas, chega a cerca de 1.260.000.000.000.000.000.000 de litros de água! Mas, com tudo isso, apenas 2% de toda essa água é potável.

Qual o Estado que tem mais água no Brasil?

Conforme o enunciado, compreende-se que os estados que possuem o maior volume de água, sem dúvidas, estão localizados na região norte do Brasil, podemos citar: O Estado do Amazonas, assim como Pará, Rondônia, Tocantins, Acre, Amapá e Roraima.

ES INTERESANTE:  Seu inquérito: Qual a origem da Estrela de Belém?

Qual a quantidade de água no Brasil?

O Brasil é o país do mundo que possui maior quantidade de água doce, com 12% do total existente no planeta.

Qual é o estado que disponibiliza uma menor quantidade de água?

No entanto, o índice de atendimento da rede de abastecimento de água na Região Norte é o menor do país: 57%. A média brasileira é de mais de 83%. No Amapá, a água chega a menos de 40% das casas.

Blog espacial