Qual o planeta com maior massa e qual o menor

Qual o planeta de maior massa e o de menor?

Do sistema solar, Júpiter tem a maior massa. O de menor massa é Mercúrio.

Qual planeta com menor massa?

Mercúrio é o planeta mais próximo do Sol, cerca de 57.910.000 km, e é o que possui a menor massa, ou seja, é o menor entre os planetas do Sistema Solar. A temperatura na sua superfície pode chegar, durante o período diurno, a 550ºC. O planeta tem em sua composição silicatos e basaltos, o que o assemelha à Terra.

Qual é o planeta de maior massa?

Júpiter é o planeta de maior massa (318 vezes a massa da Terra, mais que todos os outros planetas juntos) e maior raio (cerca de 71500 km, 11 vezes o raio terrestre).

Qual é o menor planeta?

Mercúrio. Mercúrio é o menor dos planetas do sistema solar e, também, aquele que está mais perto do Sol. Além disso, a superfície lá é cinza e apresenta crateras que lembram a Lua. Por ser o mais próximo do nosso astro-rei, Mercúrio é considerado o primeiro na ordem dos planetas.

Qual e o segundo menor planeta do mundo?

Marte. Quarto planeta a partir do Sol e o mais visível do planeta Terra, Marte possui dois satélites naturais “Fobos e Deimos”, sendo o segundo menor planeta do sistema solar, atrás de Mercúrio.

Qual e o maior planeta em termos de massa e volume?

Júpiter é o maior planeta do Sistema Solar, tanto em diâmetro quanto em massa, e é o quinto mais próximo do Sol. Possui menos de um milésimo da massa solar, contudo tem 2,5 vezes a massa de todos os outros planetas em conjunto. É um planeta gasoso, junto com Saturno, Urano e Netuno.

Qual e o maior planeta?

Júpiter é o maior planeta do Sistema Solar, com mais de 142 mil quilômetros de diâmetro. É o quinto planeta a partir do Sol, localizado entre Marte e Saturno.

ES INTERESANTE:  Que tipo de energia o Sol manda pra terra?

Quanto menor a massa da estrela?

A massa com que uma estrela se forma define a sua temperatura, a sua cor, o seu tamanho, a sua luminosidade e o seu tempo de vida da estrela na sequência principal. Quanto maior a massa, mais quente, mais azul e mais luminosa será a estrela, e menor será o seu tempo de vida.

Qual e a maior estrela do mundo?

1º – VY Canis Majoris: também conhecida como VY Cma, essa hipergigante possui um brilho avermelhado, sendo 2.100 vezes maior que o Sol em diâmetro. Para se ter ideia de sua magnitude, dentro dela caberia quase três bilhões de planetas iguais à Terra.

Qual é a segunda maior massa de terra do mundo?

A segunda maior massa de terra isolada do planeta é o continente americano. Ele é formado por três outros subcontinentes, a América do Norte, a América Central e a América do Sul.

Qual é a estrela mais pequena do universo?

Pouco maior do que Saturno e com massa 85 vezes superior à de Júpiter, o objeto celeste denominado EBLM J0555-57Ab é a menor estrela já identificada e medida (Astronomy & Astrophysics, no prelo).

O que é a massa de um planeta?

Nosso planeta pesa 5,9 sextilhões de toneladas (ou 5.972.000.000.000.000.000.000). Na verdade, o certo é “massa”, já que “peso” é o resultado da atração gravitacional de um objeto maior (geralmente a própria Terra) sobre um menor.

Porque é que a Lua não é um planeta?

Podemos ver a Lua no céu (especialmente à noite), porque ela é iluminada pela luz do Sol. A Lua é um planeta secundário porque gira em volta de um planeta maior, a Terra. … A Lua não é um planeta mas sim um satélite natural da Terra.

Qual é o planeta mais frio do Universo?

O congelante Hoth foi descoberto em janeiro de 2006 orbitando a estrela a OGLE-2005-BLG-390L, uma anã vermelha situada em direção à constelação de Escorpião. A temperatura de sua superfície é estimada em -223 °C, sendo considerado um mundo em um eterno inverno extremo.

Qual é a massa dos planetas do Sistema Solar?

Objetos com raio acima de 400 km

Corpo Raio médio (km) Massa ×1021 kg (Yg)
Sol 696 342 ± 65 1 988 550 000
Júpiter 69 911 ± 6 1 898,600
Saturno 58 232 ± 6 568 460
Urano 25 362 ± 7 86 832

Qual é o terceiro menor planeta?

Qual é o 3 menor planeta do Sistema Solar?

  • Mercúrio. É o menor planeta do sistema solar, com um raio de 2.439,7 km e gravidade de 3,7 m/s². …
  • Vênus. Segundo planeta do sistema solar, Vênus tem um raio de 6.051,8 km e gravidade de 8,87 m/s². …
  • Terra. …
  • Marte. …
  • Júpiter. …
  • Saturno. …
  • Urano. …
  • Netuno.

Qual é o planeta mais quente do mundo?

De facto, Vénus é o planeta mais quente do sistema solar, sendo mesmo mais quente do que Mercúrio, que está mais próximo do Sol. A sua temperatura média à superfície é de 460ºC devido ao forte efeito de estufa que acontece a grande escala em todo o planeta.

Qual é o nome do planeta mais próximo da Terra?

Vênus é considerado o mais próximo de nós, mas estudos sugerem que o título pertença a Mercúrio. Você já se perguntou qual é o planeta mais próximo da Terra? Se sim, talvez tenha pensado nos planetas do Sistema Solar e considerado Marte ou, quem sabe, Vênus, mundo considerado o “irmão” do nosso.

Quanto maior o volume menor a massa?

É utilizada como parâmetro para medir o nível de concentração de matéria em um determinado volume. Isso significa que quanto maior for a densidade, maior será a quantidade de massa compactada em um determinado volume. Por outro lado, quanto menor o volume ocupado por determinada massa, maior será a sua densidade.

ES INTERESANTE:  Melhor resposta: Como os babilônios descobriram os primeiros planetas

Qual o planeta gasoso que tem o maior volume e qual o menor?

Os quatro planetas gasosos do Sistema Solar são Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. São os mais afastados do Sol. Júpiter: É o maior planeta do Sistema Solar e recebeu o nome do rei dos deuses. Júpiter é uma imensa esfera gasosa, com uma massa duas vezes maior do que a de todos os outros planetas juntos.

O que e maior do que o universo?

Maior objeto já descoberto



Um filamento galáctico com aproximadamente 10 bilhões de anos-luz (3 Gigaparsecs) em sua maior dimensão, por 7,2 bilhões de anos-luz (2,2 Gigaparsecs) na outra.

Quais são os três maiores planetas?

O maior planeta do Sistema Solar trata-se de Júpiter, seguido de Saturno e Úrano completa o pódio desta lista dos maiores planetas do Sistema Solar. Júpiter apresenta um diâmetro de 148.200 quilómetros, enquanto Saturno tem 120.000 quilómetros e Úrano tem mais de 51.000 quilómetros.

Qual é o planeta maior que o Sol?

Qual é o planeta maior do que o Sol? Júpiter é o maior planeta do Sistema Solar, tanto em diâmetro quanto em massa, e é o quinto mais próximo do Sol. Possui menos de um milésimo da massa solar, contudo tem 2,5 vezes a massa de todos os outros planetas em conjunto.

Qual é a ordem de tamanho dos planetas?

Qual é a ordem dos planetas do menor para o maior? Júpiter é o maior planeta do sistema solar e mercúrio é o menor. Dessa maneira, em ordem decrescente(maior para o menor) fica: Júpiter, Saturno, Netuno, Urano, Terra, Vênus, Marte e Mercúrio.

Qual a massa da maior estrela?

Maior estrela do Universo



A estrela R136a1, encontrada no enxame R136, é a estrela de maior massa conhecida até agora, com uma massa atual de cerca de 265 massas solares e com uma massa de 320 vezes a massa do Sol na época do seu nascimento.

O que é massa estrela?

Massa estelar é uma expressão usada pelos astrônomos para descrever a massa de uma estrela. Geralmente é enumerada em termos da massa do Sol na proporção de uma massa solar (M☉). Portanto, a estrela brilhante Sirius tem cerca de 2,02 M☉.

Qual é o tamanho da maior estrela do?

A maior estrela conhecida do Universo é a VY Canis Majoris, também conhecida como VY Cma, que fica a 5 mil anos-luz da Terra e tem 2,9 bilhões de quilômetros de diâmetro, porte 1 800 a 2 100 vezes maior que o do Sol. O diâmetro da superstar equivale a nove vezes a distância da Terra ao Sol!

Qual é a cor do Sol?

Portanto, o Sol é branco. Os tons de amarelo e vermelho que enxergamos ao olhar para o Sol surgem por causa da dispersão dos raios solares ao adentrarem a atmosfera.

Que país tem a maior massa de terra?

Os 20 maiores países do mundo em extensão territorial

País Área em km²
Rússia 17.098.246
Canadá 9.984.670
Estados Unidos 9.833.517
China 9.600.000

Qual o nome das duas grandes massas terrestres?

A pangeia, por meio da movimentação das placas tectônicas, deu origem a dois continentes, que continuaram o processo de separação até a configuração continental atual. Esses dois continentes são denominados Laurásia e Gondwana.

ES INTERESANTE:  Quais são as características dos planetas rochosos

Qual é a temperatura do Sol?

O Sol é considerado uma estrela de médio para pequeno porte, sendo até chamado de estrela anã. Ele é formado basicamente por gases incandescentes, originados a partir do processo de fusão nuclear em seu núcleo, sendo composto por 80% de hidrogênio, 18% por hélio e 2% de metais.

O que aconteceria se uma estrela cair na Terra?

As “estrelas cadentes” entram em nossa atmosfera com uma velocidade de aproximadamente 250.000 km/h. A maioria delas é totalmente desintegrada antes de chegarem ao chão. Geralmente são completamente destruídas em altitudes entre 90 km e 130 km da superfície terrestre.

Quantas vezes a Terra cabe no Sol?

O Sol é uma estrela que tem 1 392 700 Km, ou seja, é 109 mil vezes maior do que a Terra. A Terra tem 12 742 km, o que quer dizer que dentro do Sol seria possível colocar 1,3 milhões de planetas Terra.

Qual é o peso da Lua?

A massa da Lua é de 7,35.1022 kg e corresponde, aproximadamente a 1,23% da massa da Terra. Seu diâmetro é de 3 475 km, que é 3,67 vezes menor que o diâmetro da Terra. A distância média entre a Lua e a Terra é de 384 400 km. Essa é uma distância muito grande.

Qual é o planeta mais próximo do Sol?

Page 1

  • MERCÚRIO.
  • “‘,
  • o planeta mais próximo do Sol, a uma distância média.
  • 170 graus negativos. Porque é Mercúrio.
  • à de três meses na Terra. Durante as.
  • Superfície de Mercúrio, o planeta mais próximo do Sol.
  • o DETECTIVE DO COSMOS: DESVENDANDO OS MIST~RIOS.
  • 107 p. [ 36] p. u. : u. ; 22 cm.

Tem ar na Lua?

Segundo Grant, a Lua tem uma atmosfera fina, composta principalmente de hidrogênio, néon e argônio, o que não ajudaria os humanos. Porém, dentro dessa superfície composta por rocha e poeira, conhecida como regolito, há uma porção imensa de oxigênio para ser extraída.

É possível a Lua cair na Terra?

A velocidade da Lua é tangencial à sua trajetória ao redor da Terra e, sendo assim, ela está em uma espécie de movimento de queda perpétuo e nunca atingirá a superfície terrestre.

Qual é a temperatura da Lua?

A Lua viaja ao redor da Terra em uma órbita oval à 36.800 quilômetros por hora. A Lua não possui atmosfera, então as temperaturas variam de -184 graus Celsius durante à noite a 214 graus Celsius durante o dia, com exceção dos pólos onde a temperatura é constantemente -96 graus Celsius.

É um Planeta-anão?

Atualmente, reconhecemos quatro planetas anões em nosso Sistema Solar, além de Plutão: Ceres, Haumea, Makemake e Éris. Geralmente, eles têm massas muito pequenas, de forma que não são os astros dominantes em suas órbitas e às vezes possuem luas que têm tamanhos muito parecidos com o do próprio planeta anão que orbitam.

Qual é o planeta com a menor densidade do sistema solar?

Apesar de ter uma massa cem vezes maior que a da Terra, Saturno tem a menor densidade de todos os planetas, de 700kg*m-3, menor mesmo que a da água. A constituição química de Saturno é praticamente a mesma que a de Júpiter, sendo constituído principalmente de H e He. Saturno tem um proeminente sistema de anéis.

Quais são os planetas que não tem massa sólida?

São gigantes gasosos apenas Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Os demais planetas são classificados como planetas rochosos. Os planetas gasosos são chamados também de gigantes gasosos ou planetas jovianos.

Blog espacial