1

ACOMPANHE A PROGRAMAÇÃO DO PLANETÁRIO DE VITÓRIA!

MÊS: JULHO/2017

1ª SEMANA 

De maio à novembro/2017 o Planetário de Vitória estará oferecendo aos interessados nas discussões científicas sobre o Universo e a Astronomia momentos de rodas de conversa por meio do PROJETO “CIÊNCIA NO PLANETÁRIO”.

Os diálogos acontecerão  sempre na última sexta-feira do mês e, excepcionalmente neste mês de julho, também teremos uma palestra no próximo dia 07, sobre “Mitos cosmológicos antigos e teoria científica” com o Prof. Dr. Alan M. Velásquez-Toribio (UFES)

seguida de outra no dia 28 com o tema: 

O que é a Mecânica Quântica?

Prof. Dr. José Alexandre Nogueira (UFES)

  

06/07/2017 (5ª feira)

18H – A Imensidão do Universo

A sessão tem por finalidade provocar indagações e reflexões em torno do Universo. A partir da localização do planeta em que vivemos – perguntas são realizadas e respostas apresentadas, o que possibilita a compreensão dos muitos questionamentos realizados pelo homem acerca do Universo.

Sessão de vídeo utilizando a projeção do céu

Público alvo: a partir de 09 anos.

07/07/2017 (6ª feira)

Palestra:

Mitos cosmológicos antigos e teoria científica

Prof. Dr. Alan M. Velásquez-Toribio (UFES)

Resumo

Nesta apresentação, discutimos o conceito de mito e a natureza do conhecimento científico. Abordamos alguns mitos cosmológicos antigos e descrevemos a transição para um conhecimento racional. Revisamos algumas das contribuições mais importantes a respeito, bem como descrevemos nosso atual método científico e suas implicações e aplicações.

PROGRAMAÇÃO DE FÉRIAS – 10 À 19 JULHO 2017

CENTROS DE CIÊNCIA, EDUCAÇÃO E CULTURA DA PREFEITURA MUNICIPAL DE VITÓRIA/UFES/IFES

Férias… Período para descansar… brincar… passear… e por que não aproveitar para visitar os Centros de Ciência, Educação e Cultura da Prefeitura Municipal de Vitória/UFES/IFES que estarão com programações diferenciadas para o atendimento ao público em geral garantindo lazer articulado ao conhecimento científico.

Você poderá… conhecer um pouco mais sobre o Universo, fazendo uma viagem cósmica, passeando por cada planeta, conhecendo diversas constelações e suas histórias mitológicas, vivenciar o dia em que a Lua resolveu tomar um chá de sumiço, ter contato com as moléculas da água, contemplar o mundo dos sonhos de Monteiro Lobato em uma cauda de cometa… e ainda… aproveitar as noites estreladas para ver de perto Júpiter e Saturno que brilham com muita intensidade através das lentes de nossos telescópios!!!!!! Todas estas aventuras você encontrará no Planetário de Vitória.

Amplie seu passeio, e dê uma volta ao ar livre, com jardins, próximo ao mar na Praça da Ciência dialogando sobre Física, Biologia, Química, História, Geografia, Biologia e Matemática envolvidas no relógio do sol, brinquedo Spinner, canhão de Gauss, gerador manual de energia e o famoso espelho ???

Aproveite e visite o Centro de Vitória… seu ponto de parada será o Parque Moscoso – rememore o passado ou apresente-o a quem desconhece. No interior do parque temos a Escola da Física com um espaço dividido em cinco salas temáticas – Mecânica, Eletricidade, Acústica, Eletromagnetismo e Ótica, que por meio de um acervo constituído por 59 instrumentos físicos mediados por monitores realizam demonstração prática de fenômenos naturais, desmitificando a ciência física, trazendo-a para o nosso cotidiano além de instigar a curiosidade.

Ah… Chegando próximo à Segunda Ponte… na Avenida Sambão do Povo (local em que acontece nossos desfiles carnavalescos) não deixe de visitar a Escola da Ciência, Biologia e História que estará com uma bela exposição de espécies vivas em aquários, animais taxidermizados, espécies da flora, alimentos resinados, artefatos arqueológicos, utensílios de pesca, instrumentos musicais e de trabalho, pinturas referentes ao meio ambiente, a cultura material do Espírito Santo e do município de Vitória, cozinha tátil demonstrando a famosa moqueca e a torta capixaba, frutas e legumes que se misturam ao artesanato de pesca, ao fogão a lenha, as cortinas de renda.

Com certeza… Será um prazer tê-lo nestes espaços no período de 10 à 19 de julho de 2017, com programações diferenciadas que terão como finalidade possibilitar e ampliar o conhecimento em suas múltiplas dimensões promovendo o diálogo científico articulado às demandas da sociedade.

AQUI NÓS TE ESPERAMOS!!! 

AGUARDEM PROGRAMAÇÃO EM NOSSO SITE…

 

 

 

Sessões