Programação

ACOMPANHE A PROGRAMAÇÃO DO PLANETÁRIO DE VITÓRIA!

 

MÊS: JUNHO 2018

 

O PROJETO “CIÊNCIA NO PLANETÁRIO” terá continuidade no ano de 2018.

Para quem não teve a oportunidade de conhecer e participar, trata de um projeto que dialoga sobre questões de envolvem o Universo e a Astronomia.

Os encontros acontecerão sempre na última sexta-feira do mês, com divulgação dos temas por meio da programação do Planetário.

Você é nosso convidado! Participe!

 

FÉRIAS… DESCANSO… PLANETÁRIO…

Aguarde nossa programação de férias para o mês de julho.

Período: 16 a 27/07/2018

 

3ª SEMANA

DATA: 21/06/2018 (QUINTA-FEIRA)

18h – Sessão Sistema Solar: visão do Universo

A sessão trata do Universo, mais especificamente sobre o nosso Sistema Solar. Aborda a temática da sua formação, suas características, curiosidades e seu fim.

O Sol o nosso “astro rei” sozinho, tem 99% da massa de todo o sistema solar.

É a estrela mais próxima da Terra, tão próxima que permanecemos ligados a ela. Ele situa a uma distância de 150 milhões de quilômetros da Terra. Sua temperatura chega a 15 milhões de graus.

OBS: Sessão oral, de slides e vídeos com a projeção do céu.

Público Alvo: a partir de 12 anos.

 

DATA: 22/06/2018 (SEXTA-FEIRA)

18h40min às 19h10min – VIVÊNCIA COM TELESCÓPIO

O firmamento de nossas cabeças é um patrimônio para toda humanidade. Temos sorte de viver em um mundo onde a atmosfera não nos impede permanentemente de contemplar as estrelas. Fazemos essas observações há milênios, e hoje nem nos damos conta de como progredimos graças à observação do firmamento. Mas como reencontrar as maravilhas que nossos antepassados tanto admiraram no céu? Como reconhecer as constelações, localizar os planetas e saber com antecedência sobre os melhores eventos celestes do mês? Venham ao planetário que aqui encontrará respostas para muitas das suas indagações!

 

19h15min – Sessão: Céu de 1500

Em 1500, Pedro Álvares Cabral partiu em viagem, que culminou no descobrimento do Brasil. Nesta seção, a rota é refeita se orientando pelas estrelas que guiaram a esquadra de Portugal até o Brasil. Conheceremos a importância do Cruzeiro do Sul para o hemisfério sul e a diferença entre o céu do hemisfério sul e do hemisfério norte. História e astronomia se completam.

OBS: Sessão de áudio e slides utilizando a projeção do céu.

Público Alvo: a partir de 09 anos.

Sessões