Planeta Higia, o menor planeta anão do sistema solar

Estudo publicado no Nature Astronomy”, afirma que o sistema solar tem um novo planeta anão, chama-se Higia, que se encontrar no cinturão de asteroides. 
Possui pelo menos 3 condições para se afirmar ser um planeta anão: orbita o sol, a órbita “suja” e ter gravidade própria. E antes da descoberta a Higia se encaixava em duas características, mas com o uso do Very Large Telescope (VLT), que se encontra no deserto do Atacama, no chile, determinou a terceira condição para assim confirmar como planeta anão. 
O pesquisador Pierre Vernazza afirmou “Graças à capacidade única do instrumento SHPERE instalado no VLT, conseguimos resolver a forma do Higia, que é quase esférica”, do laboratório de astrofísica de Marselha, França. O comunicado compartilhado pela fundação, “Graças a essas imagens, Higia pode ser reclassificado como um planeta anão, até agora o menor do Sistema Solar”. 
Higia possui diâmetro de 430 quilômetros, menor que o de Ceres, que até então era considerado o menor, possui 950 quilômetros. Cincos planetas estão afirmados como planetas anões: Plutão, Ceres, ErisMakemake e Haumea. 
O nome do novo planeta anão remete a deusa grega, da saúde e higiene.  

Hígia pelas lentes do VLT: forma esférica e nenhuma grande cratera de impacto. Crédito: ESO/P. Vernazza et al./MISTRAL algorithm (ONERA/CNRS)

 fonte: https://brasil.elpais.com/brasil/2019/10/28/ciencia/1572277727_062963.html

Deixe comentário

*

captcha *